Episódio de Game of Thrones vaza na rede!

A série de TV Game of Thrones é o sucesso da temporada da HBO, canal por assinatura americano.

A série adapta os livros de fantasia medieval de George R R MartinCrônicas do gelo & fogo”, cujo terceiro volume deve ser publicado em breve no Brasil pela Editora Leya. Os dois primeiros volumes assim que iniciou a exibição da série na HBO Brasil entraram para a Lista dos Livros mais vendidos de VEJA.

Nos EUA a série é exibida no domingo e é padrão que cerca de duas horas após a exibição de qualquer série de TV, o episódio já esteja disponível na Internet para download. Este padrão facilmente possibilitado graças aos televisores com HD tornou-se uma constante desde a primeira metade da década passada e não é difícil encontrar legendas para “rodar” junto com o arquivo de vídeo formato AVI. Nas tecnologias atuais basta que o arquivo de legendas (extensão STR) esteja na mesma pasta e tenha o nome nome do arquivo AVI que os tocadores de mídias executam os dois em sincronia. Há um outro formato o RMVB, formato proprietário da Real Player, que é bastante popular por ser, no geral, 50% menor do que o AVI e geralmente disponibilizado já com a legenda embutida.

No domingo 22 de maio foi exibido nos EUA o sexto episódio – no Brasil foi exibido o episódio três, veja aqui – e para surpresa dos fãs que acompanham a série na rede no dia seguinte estava disponível o episódio 7 no portal HBO GO, uma semana antes da exibição oficial nos EUA!

HBO GO é um serviço do portal HBO e portanto oficial.

Diferente da estratégia bastante comum de “vazar” o episódio piloto que tem sido adotada por muitas produtoras e foi usada em Fringe (o piloto da série), Dexter (o episódio de abertura da quinta temporada) ou mesmo Game of Thrones (o piloto), vazar um episódio fundamental no meio da trama evidencia o descuido dos produtores, algo que aconteceu no Brasil com o filme Tropa de Elite e nos EUA com X-Men Origens: Wolverine. Recentemente a Marvel usou uma estratégia para vazar o filme Captain America para gerar interesse na película – todos que assistiram acreditam que o filme é bom – mas no caso de Game of Thrones não há problemas de audiência ou interesse: foi um descuido mesmo!

Nos EUA falta a exibição oficial do sétimo episódio e após os três últimos (8, 9 e 10). Com a segunda temporada já garantida, Game of Thrones é uma das gratas surpresas boas do mid-season norte-americano.