No domingo 29 de maio de 2011, foi exibido no HBO Brasil o quarto episódio da primeira temporada da série de TV, Game of Thrones, cujo título em tradução livre é “aleijados, bastardos e coisa quebradas”.
Neste mesmo dia foi ao ar nos EUA o sétimo episódio da temporada, que terá apenas dez.
De volta da muralha Tyrion Lannister, o “Duende”, passa por Winterfell, para levar à Bran lembranças de Jon Snow e oferece um projeto de sela de cavalos para o jovem, que ficará paralítico pelo resto de sua vida. Seguindo para Porto Real Tyrion será capturado ao final do episódio por uma colérica Lady Stark, que o responsabiliza pela tentativa de atentado ao filho enquanto estava em coma, já que foi sua adaga a arma encontrada segundo Mindinho.
Na Muralha, Jon Snow, o filho bastardo de Ed Stark auxilia no treinamento de vários rejeitados da sociedade e toma como “protegido” o obeso e covarde Samwell Tarly. Apesar de pouca utilidade no combate, Tarly tem um raciocínio claro – ou pelo menos, pouco confuso comparado aos outros rangers – e dará bons conselhos ao jovem Snow.
Além do Mar Estreito, à medida que Daenerys Targaryen se sente mais aclimatizada com seu novo status de khaleesi, seu irmão enlouquece com a inação, chegando a atacá-la e exigir o cumprimento do acordo de casamento: a mão da irmã em troca de exércitos para atacar Porto Real. Com isso Viserys, afeminado e interesseiro torna-se o personagem que todos amam odiar na série.
Em Porto Real, Stark tenta seguir a pista que seu antecessor no cargo de mão do rei seguiu... e morreu! Ele começa a procurar os bastardos de Robert Baratheon – e acredite são vários! - e toma posse dos livros que Jon Arryn estava a ler pouco antes de morrer, procurando uma luz sobre alguns assuntos.
É feita uma festa para honrar o novo mão do reino e durante o primeiro duelo morre o ajudante de ordens de Arryn, pessoa de sua confiança e que graças as insinuações de Petyr "Mindinho" Baelish, Stark agora acredita que o acidente foi uma “queima de arquivo”.
Mais um grande e esclarecedor episódio. Vale a pena acompanhar a série!