Sociedade da Justiça da América em Adventure Comics, II

Em Adventure Comics #465 pelo “Countdown to a disaster” por Paul Levitz, Joe Staton e Dave Hunt nossos heróis tem a ingrata função de encontrar uma cápsula negra com veneno que poderá matar toda a população de Gotham City.

História padrão com cronômetro contando e bastante erros de avaliação. Termina com o Sr. Incrível original chegando a tempo do cross-over anual de 1979 com a Liga da Justiça (veja aqui), que iniciaria em Justice League of America v1 #171.

A segunda e última história desta fase (“O homem que derrotou a Sociedade da Justiça”) é narrada por Caçadora a sua amiga, Poderosa, permitindo aos leitores a oportunidade de ler a conclusão do encontro anual de 1.979 em Justice Leauge of America v1 #173. A história se passa em 1.951, meses após os eventos de All-Star Comics #57. Um criminoso é contratado para aprisionar a Sociedade e após ser derrotado a equipe recebe uma intimação para aparecer diante do Comitê de Atividades Não Americanas e explicar se estavam ligadas a potências estrangeiras. Um dos membros exige que como americanos a equipe revele suas identidades de modo que o Comitê possa rastrear seu passado.

A cena seguinte, já repetida em várias oportunidades, é emblemática. A Sociedade da Justiça desaparece do local após se recusar mostrar suas faces e ficaria doze anos sem agir, retornando apenas nos encontros anuais com Liga da Justiça (1963-1979) e na reestruturada série All-Star Comics (veja aqui). No universo unificado, sem a ação dos membros da Sociedade da Justiça, os EUA investiu em agentes secretos como a equipe denominada Força Tarefa X/Esquadrão Suicida. A moral da história é que um homem comum – um senador – pôde fazer aquilo que os criminosos não puderam – destruir a SJA.

Em Adventure Comics #466 (nov/dez, 1979) estava terminada mais uma fase da Sociedade da Justiça da América. Graças aos constantes encontros entre personagens de vários universos, aos encontros anuais da Liga/Sociedade da Justiça e a histórias de Caçadora nos títulos de Batman, a equipe não caiu no esquecimento.