ARCreader: Comics in iPad

No universo do “tudo pago” do iPad da Apple uma grata surpresa é o programa grátis ARCreader capaz de ler arquivos no formato PDF, CBZ (Comic Book Zip), CBR (Comic Book RAR), além de ZIP e RAR.

O programa pode ser baixado na App Store (procure por ARCreader) e após instalado em seu iPad você poderá ler os arquivos após importados para a biblioteca do programa.

Os quadrinhos piratas são distribuídos em formato CBZ e CBR nas comunidades de tradução.

Como transferir?
1) Faça o download da edição.
2) Abra o programa iTunes
3) Conecte seu iPad ao seu computador
4) Após carregar o iPad vá na seção “Aplicativos
5) Role para baixo até a seção “Compartilhamento de arquivos
6) Clique em ARCreador em “Aplicativos” e clique no botão adicionar escolhendo os arquivos que deseja transferir

Assim que você escolher os arquivos, o iTunes começa o processo de transferência de arquivos, que não deixa nenhuma mensagem específica no programa de transferência.

2.1) No iPad, abra o ARCreader
2.2) Pressione no centro da tela. Irá aparecer a barra de título “Library
2.3) Clique na barra de título “Library”
Irá aparecer uma caixa com várias listagens, mas as importantes são “Library” que efetivamente mostra o que já foi transferido e está disponível para leitura e “Incoming” que mostra o que foi transferido para o iPad mas o ARCreader ainda não incorporou à biblioteca.

2.4) Clique em “Incoming” e verá todos os arquivos que ainda não foram transferidos para a biblioteca
2.5) Escolha “Import all” e o programa irá importar tudo para a biblioteca do ARCreader
2.6) Retorne para “Library” e escolha o arquivo que deseja ler.

Boa leitura.

Dois detalhes interessantes:
Os arquivos disponíveis nas comunidades de tradução tem em média 20 a 30 Mb e a capacidade atual dos tablets variam entre 8 a 32 Gb, sendo 16 Gb praticamente o tamanhão padrão. Considerando que seu tablet tenha 9 Gb livre e que o arquivo CBR/CBZ tenha 30 Mb, então é possível você transferir cerca de 300 números de sua série favorita e levar para o final de semana na praia, no campo ou ler no ônibus. Séries como a Amazing Spider Man, com 700 números podem ocupar entre 15 a 18 Gb.

Apesar da existência do ARCreader, todas as editoras têm softwares próprios para download e leitura. Os softwares em si são grátis, mas o download das edições é pago e normalmente é o preço de capa da edição na comic shop.