Crisis Above Eath-One! (1979)

Em Justice League of America v1 # 171-172 Gerry Conway (texto), Dick Dillin (lapis) e Frank McLaughlin (finais) no apresentam a uma trama de mistério no encontro anual entre as equipes Liga da Justiça e Sociedade da Justiça.

Alguém será assassinado no Satélite da Liga durante o encontro!

Quem é a vítima?

Quem é o assassino? Qual é a motivação?

Bem o morto é Terry Sloane, o Sr. Incrível, que havia retornado da semi-aposentadoria nesta edição, após um encontro narrado em flash-back com o Spirit King.

Terry morreu estrangulado por... Flash da Terra-2 (Jay Garrick) dominado pelo vilão místico que desejava fazer com que as equipes se voltassem contra o velocista que o havia derrotado anteriormente.

Apesar de solucionado o crime e do Flash ser isento da responsabilidade, os heróis não conseguem prender o Spirit King que foge ainda ocupando o corpo de Jay.

Um dos pontos que chamam a atenção é que finalmente é tratada a questão de que alguns heróis da Terra-2 que surgiram entre 1.938-1.941 poderiam estar senis.

Sempre ficou claro que alguns estão semi-aposentados, mas a arte nunca os retratou como personagens de idade avançada. Se imaginarmos que em 1.940 eles tinham uma média de 30 anos, em 1.979 eles já teriam, em média, 70 anos! No entanto todos eles são desenhados como se estivessem no auge, exceto o fato que um ou outro tem uma mecha de cabelo branca.

Este encontro se passa seis meses após a morte do Batman da Terra-2. Você pode ver os dois posts sobre a Sociedade da Justiça da América em Adventure Comics aqui e aqui. Infelizmente a prisão do assassino não ocorre imediatamente, visto que a série da SJA é descontinuada.

Veja a lista completa das Crises da DC Comics.