SJA: Perdido & Achado

As edições #78-80 de JSA mostram o arco Perdido &Achado que é escrito por Keith Champagne (finalista de várias edições da série) com lápis de Don Kramer e finais de Champagne.

A edição # 78 tem data de capa de dezembro de 2.005, quando houve o lançamento de Crise Infinita #01.

Sabendo do ataque do Espectro à Torre do Sr. Destino, com o consequente desaparecimento de Hector Hall (o atual Sr. Destino) e Lyta Trevor-Hall (a Fúria), e também com a tentativa de comunicação de Nabu através da caneta-tinteiro do Jakeem Thunder, desaparecido após um ataque do espírito da vingança, a equipe tenta encontrar pistas do desaparecimento de suas colegas.

Ao visitar a Torre os heróis recebem orientação de Nabu – dominando Sand – para irem à Quinta Dimensão, que está em guerra.

Na Pedra da Eternidade, Shazam é iludido por Mordru – que foge -, Capitão Marvel cai nas mãos do Espectro que ruma para a rocha para atacar o mago.

Mordru ataca a SJA no momento em que eles seguem para o resgate de Jakeem – sendo este o responsável pela guerra naquela dimensão.

A equipe é dividida, parte continua em Salem enfrentando Mordru e parte vai para a 5ª dimensão unindo-se à Relâmpago, Saradin e outros gênios para fazerem frente à Jakeem e tentarem trazê-lo ao normal, já que seus desejos destruíram a harmonia.

Numa trama paralela que se estende desde o ataque de Espectro à Torre de Salem, Hector e Lyta surgem em um local de montanhas gélidas, Hector enfrenta alguns seres enquanto Lyta dorme profundamente e por fim o casal morre.

Na conclusão, Nabu dominando o elmo, o amuleto e a capa do Sr. Destino realmente consegue fazer frente a Mordru.

Saradin, apesar de arrogante e não ter a confiança dos gênios e dos membros da SJA, consegue fazer um feitiço que exorciza Qwsp, o gênio que possuiu Jakeem – ora, ora, o bom rapaz realmente é um bom rapaz, ou você tinha dúvidas?

Saradin escraviza Qwsp.

A equipe retorna da Quinta dimensão à tempo de dar o golpe final em Mordru. Nabu não informa à equipe do paradeiro de Hector & Lyta – e não há indícios que ele saiba – e decide ir-se para verificar a situação da magia pelo DCU.

Não se pode achar o arco Achado & Perdido um arco menor em função de não ter sido escrito por Johns. Peter Tomasi, editor da série, não permite que Champagne sai da linha em nenhum momento. Muitos dos eventos da histórias são reflexos de Crise Infinita (escrita por Geoff Johns) e de tudo que ele havia feito na série até o momento. A caracterização dos personagens chaves – Sr. Incrível, Homem-Hora, Sideral, Jakeem, Relâmpago, Mordru, Nabu – segue o padrão que o leitores estavam acostumados.


A história é boa e se nota ruim apenas a conclusão da trama de Hector & Lyta Hall, o quê, diga-se de passagem não é um erro de Champagne, já que ninguém iria deixar para um escritor fill-in a função de terminar com esta longa sub-trama.

A nova versão da Sociedade da Justiça da América, surgiu para garantir que um recém-nascido pudesse tornar-se o Sr. Destino. Este recém nascido era a reencarnação de Hector Hall, que cresceu misticamente com a memória de sua vida anterior. Manipulado ao longo da série por Nabu, achava que sua amada Lyta estivesse morta. Ao descobrir o destino da moça, rompeu em definitivo com o Lorde da Ordem.

A paz foi pouca. Meses depois o Espectro atacou o casal e os abandonou à morte, o quê acontece de fato aqui. A trama, tão rocambolesca, poderia ter tido destino melhor. Para solidificar este sentimento nos leitores, no momento da morte Fúria convoca Sonho e seus espíritos vão para o Sonhar. Explico: Lyta e Hector são os pais biológicos de Daniel, o herdeiro do Sonhar após o destino de Lorde Morpheus.

Veja os arcos da série JSA aqui.