Já que a Casa dos Mistérios está aí...

House of Mistery, House of Secrets e Dark Mansion of Forbidden Love foram séries de terror da DC Comics, explorando o conceito geral dos títulos da EC Comics, ou seja, um apresentador e histórias curtas.

Como havia o Código de Ética as histórias eram bem mais contidas.

Dark Mansion é pouco lembrada por que teve vida curta. Os tons das histórias eram tragédias de amor perdido, coração partido, etecetera. Era apresentada por Eva, uma velha matrona com um corvo.

House of Secrets é famosa por ter sido o debut de Swamp Thing, e tinha como apresentador o gago Abel.

House of Mistery tinha como apresentador Cain e retornou agora no almanaque Vertigo # 5 (veja aqui).

Não custa lembrar que o trio já esteve unido antes de Neil Gaiman o fazer na série Sandman (e o imitadores nos infinitos spin-offs).

Onde?

Na série Plop, concebida por Sérgio Aragonés que mostrava o trio em uma situação cômica e depois uma história longa, além de splash pages cômicas por pessoas que depois iriam para a Mad.

Abaixo a página de abertura da edição 19 que mostra o tom da série.

Ignorante que sou, tenho um card de Cain da série Sandman há uns quinze anos, com arte de Aragonés e nunca pesquisei realmente a vinculação entre os dois.

Após o cancelamento de Plop na época do DC Implosion, House of Mistery ainda teve uma sobrevida genial com Karen Berger como editora. Neste período tivemos a série “Eu... vampiro!” e a DC ainda investiu em mais uma série de apresentadores com Elvira, que inclusive teve filme.