Sempre fui contra o pessoal que tem preferência para formatar o winchester e reinstalar o Sistema Operacional. Entendo, que, é claro, funciona quando não se tem tempo e nenhum compromisso com o cliente.
Mas não deveria ser a prática mais comum, já que cobram tanto.
Porém há problemas como o Adobe Flash, um programa proprietário muito usado atualmente, seja no Orkut, seja no You Tube, seja na área de programação.
Com o Ubuntu 9.04 atualizado em 17 de abril de 2010, eu não consegui fazer uma atualização satisfatória do Flash 9 para o 1o.
Primeiro tentei o download de um pacote TAR que gerou um arquivo .so que deveria ser copiado para a pastar de plugins do Firefox.
Não funcionou.
Depois tentei o download de um pacote DEB que gerou um conflito com um arquivo já instalado. Retirei o arquivo e instalei o pacote, mas para minha surpresa o sítio do YouTube continuava a avisar que a versão estava desatualizada.
Depois de mais de uma hora, copiando, baixando, desinstalando e reinstalando, preferi a mais básica de todas as soluções: desinstalei por completo o Flash e reinstalei de novo.
É chato fazer isto, mas com Internet de alta velocidade demora no máximo quatro minutos e a chance de conflito é mínima.
Então caso precise feche o Mozilla Firefox e vá em Aplicativos > Acessórios > Terminal e clique.
Você irá parar no Terminal onde os comandos terão que ser digitados. Para continuar você necessitará na senha de administrador do sistema.
Digite então:
1) sudo apt-get remove flashplugin-* --purge
2) sudo apt-get remove --purge swfdec-mozilla swfdec-gnome mozilla-plugin-gnash gnash
3) sudo apt-get install flashplugin-nonfree
Observe que ele irá pedir a senha e irá questionar a confirmação de alguns passos contigo.
E pronto!
Tudo foi rápido, simples e indolor.
Poderia ser melhor se a Adobe criasse apenas um arquivo de atualização e postasse no repositório do Ubuntu/Linux.
De qualquer modo desta maneira funciona!
Até mais!