Hawkman Special (1986)

Após a minissérie The Shadow War of Hawkman (veja aqui), o Gavião Negro e a Mulher Gavião já estavam restabelecidos na continuidade da DC Comics para alçarem novos voos solos, desligados das aventuras de Liga da Justiça (basicamente o local onde encontramos os eventos da praga equalizadora que atingiu Thanagar) ou DC Comics Presents.

Enquanto a equipe preparava a fornada para a série mensal que estrearia em agosto de 1.986 (data de capa) temos esta eficiente edição especial onde o Fantasma Fidalgo – inimigo clássico do Gavião – o “auxilia” a resolver problemas espirituais.

Explico: ao final de The Shadow War of Hawkman, o Gavião decide explodir sua nave, matando alguns thanagarianos no processo – ele comenta que é a primeira vez que tira uma vida humana. Junto com isto também há o peso de ter votado a expulsão de Barry Allen/Flash da Liga da Justiça em função de Barry ter matado o Professor Zoom, e posteriormente houve o desaparecimento do amigo em tramas que nos levam para os eventos de Crise nas Infinitas Terras.

A função da edição é reapresentar o Fantasma Fidalgo, mostrar as personalidades de Katar (um cientista) e Shayera (com família ligada à religião) e como eles tratam os sonhos que perturbam o herói. Dá ainda algum espaço aos coadjuvantes da série e mostra a agente Carol Shilak, uma thanagariana infiltrada para observá-los no Museu de Midway City.

Influenciado pelo filme de Tob Hooper (Poltergeist, o fenômeno) e talvez por uma edição de Swamp Thing de Alan Moore dá espaço para estas criaturas quando o Gavião Negro vai na dimensão dos recém mortos.

Escrito por Tony Isabella, com lápis de Richard Howell e finais de Ron Randall (na minissérie os finais foram de Alfredo Alcala) a edição funciona e a história é legal, mostrando traços das personalidades dos Campeões Alados sem ser piegas.

A DC bem que poderia lançar um encadernado com a minissérie e este especial e toda a fase.

Tecnologia do Blogger.