The Shadow War of Hawkman (1985)

Engana-se quem pensa que a DC Comics esperou a conclusão de sua Crise nas Infinitas Terras (veja aqui) para reiniciar todos os personagens. Mesmo enquanto publicava a crise que reformularia seu multiverso a DC fez várias investidas em reformulações como Demon, Deadman, Aquaman e Hawkman.

Este série de quatro número escrita por Tony Isabella, com lápis de Richard Howell e finais de Alfredo Alcala é bastante simpática, exemplo claro de uma narrativa simples e eficiente, que convence mesmo que em um ou outro momento, nós, já acostumados com as narrativas dos anos 1.990/2.000 achemos simplória.

Em eventos anteriores à série, em outras séries da DC Comics, Thanagar, planeta natal do Gavião Negro (Katar Hol) e Mulher Gavião (Shayera Thal), foi alvo de uma máquina de uniformizou o planeta física e mentalmente, fazendo com que grande parte do conhecimento daquela civilização se perdesse.

Aqui, os Campeões Alados, agem na cidade de Midway City, trabalhando no Museu local. Receberam o apoio do Comissário Emmett, agora aposentado, e a simpatia do Capitão Frazier Stewart – substituto à Emmett, eleito comissário também. Ou seja, o status quo alterou muito pouco e Tony Isabella, autor negro e politizado, fez Stewart negro, simpático e inteligente.

A trama da série é a seguinte: Fell Andar, agente thanagariano, vem à Terra com uma equipe para roubar informações sobre a tecnologia thanagariana que estaria com o Gavião Negro, sua esposa ou na nava do casal.

Você deve estar se perguntando se não seria mais fácil pedir, já que os Gaviões sempre foram agentes de Thanagar e agiam na Terra como pesquisadores de costumes, algo bem próximo de agentes infiltrados, mesmo que eles não quisessem admitir.

O quê está acontecendo que Thanagar iniciou uma guerra de expansão e deseja incluir a Terra em suas áreas territoriais – estabelecia assim a razão dos thanagarianos apoiarem a Invasão! anos depois (veja aqui).

Há algumas passagens bobas como os thanagarianos contratarem um ladrão humano para roubar a casa dos Gaviões, uma passagem onde Andar mata um mutante com asas chamado Ícaro (sem grande utilidade para a trama além de mostrar que Andar é mau e odeia pessoas com asas), mas há grandes sacadas como a arma absorbascon que é usada para ler a mente de virtualmente todas as pessoas da Terra, inclusive alguns corruptos para que seja possível financiar a invasão.

Há ainda um brevíssimo confronto com o Aquaman e o Homem Elástico – então na Liga sediada em Detroit. Os Gaviões querem apagar a informação nos computadores da Liga, antes que Andar a roube, mas partem para o confronto. Na sequência descobrem que sua nave foi tomada, vão lá para tentar reavê-la mas acabam detonando-a.

Ao final da quarta edição aquele núcleo de thanagarianos é derrotado, Fell Andar fica preso num estado petrificado e descobre-se que foi apenas uma batalha e que a guerra ainda está prestes à começar e que o seu mundo natal irá invadir a Terra!

Excelente história e que funciona. Inédita no Brasil.

Continuou em Hawkman Special # 1 e depois na série Hawkman de 1.986, que durou 17 edições. Esta série é a última antes da reformulação de Timothy Truman em Hawkworld, que como todos sabem deveria se passar no passado e a DC Comics errou e decidiu fazer com que acontecesse no presente.