
Deste primeiro período o quê não se entende realmente é por que o Sindicato do Crime original foi tão mal utilizado. É possível fazer uma listagem de suas aparições sem grande dificuldade. Nos encontros Liga/Sociedade eles aparecem somente em dois: Crise na Terra-3 (1964), o segundo, e Crise na Terra Primordial (1982), o vigésimo. Além disso o Ultraman (e não o Sindicato) esteve presente na Crisis on Three Earths (1982) que não foi um encontro das equipes, mas sim dos Supermen e dos Lex Luthors das Terra-1, 2 e 3 em DC Comics Presents Annual # 1. E a equipe está presente em um arco de Secret Society of Super Villains.

Não há uma ponta de novidade, uma gota sequer!
Rei Kull, rei dos homens-fera, viu sua raça ser aniquilada e agora quer vingança. Com poderes místicos põe em risco a Terra-1, Terra-2 e Terra-S (que, detalhe, ele nomina a bel prazer!). Mercúrio, o deus, convoca os heróis da Liga, Sociedade e da Terra-S por sugestão do mago Shazam, que está paralizado. As equipes se dividem para enfrentar as intrigas em vários locais. Como não poderia deixar de ser, vilões da Terra-1 e da Terra-2 como Coringa e Pingüim se aliam aos vilões da Terra-S como Ibac e The Weeper.


Nesta última parte do encontro, já sem muito argumento para sustentar o arco as seqüências de confronto já são bem maiores. Os Lanternas Verde Hal Jordan e Allan Scott juntos com Íbis têm bastantes páginas para enfrentar Brainiac, assim como os Flashes Barry Allen e Jay Garrick, juntos com o deus Mercúrio têm espaço para enfrentar um robô atômico chamado Atom que ataca a cidade de Tomorrow – fazendo assim duas ameaças robóticas contra os heróis das três Terras.
Nas duas primeiras partes da aventura o principal personagem da Terra-S, o Capitão Marvel não participa por que não consegue usar os poderes do mago para fazer a transformação, pois o dito está paralizado, mas na última parte, o gênio Thunderbolt faz com que o raio chegue aos adolescentes para que seja possível fazer uma frente ao Superman que está sob efeito de kryptonita vermelha e luta contra o Capitão Marvel.
O raio da Terra-S usa um truque que será melhor explorado por Mark Waid e Alex Ross em O reino do amanhã. Como Superman não tem resistência à magia ao gritar “SHAZAM!” e convocar o raio místico o efeito disso provoca a quebra da influência da kryptonita.
A explicação para o nome do arco é a seguinte. “Crisis in Eternity” é por que a trama começa na Pedra da Eternidade, lar de Shazam. “Crisis on Earth S” é por que a trama transcorre na Terra-S, lar dos personagens comprados da Fawcett. E por fim, “Crisis on Tomorrow” é por que a trama se passa em um cidade de alta tecnologia chamada “Tomorrow” – amanhã, em inglês.

Veja aqui uma listagem completa das crises e encontros da equipe.