Escrita por
Paul Levitz & Martin Pasko e arte de
Dick Dillin, publicado em
Justice League of America v1 # 147-148, este encontro reúne a
Liga da Justiça, a
Sociedade da Justiça e a
Legião dos Super-Heróis.
Na primeira parte
Mordru, mago do futuro e vilão da Legião, seqüestra as equipes do passado para que elas obtenham sucesso onde a equipe do futuro falhou: resgatar
o jarro,
o sino e
a roda, objetos místicos ligados aos demônios
Abnegazar,
Rath e
Gasth. Seu objetivo é utilizá-los para liberar os malignos seres de uma prisão ancestral e controlá-los para dominar o universo conhecido.
Libertos os demônios aprisionam Mordru e como têm poderes equivalentes, usam as três equipes para lutarem entre si, cada uma defendendo um demônio.
Enquanto as equipes lutam, uma parte da Legião tenta libertar o
Arqueiro Verde e
Canário e então a Liga decide permitir ser derrotada para que a balança entre os demônios se altere. No final o demônio vencedor é preso no satélite da Liga misticamente restaurado no futuro.
Ao retornar para o passado o
Lanterna Verde altera a memória dos colegas de modo que esqueçam o encontro.
Apesar de co-escrito por Paul Levitz, simplesmente o
melhor escrito da Legião dos Super-Heróis, o encontro é fraco e mal desenvolvido. O conflito seria interessante de se tratar mas algumas soluções fáceis como a semi-derrota de Mordru no primeiro número pelos heróis para em seguida atacá-los com força total lembra uma estratégia para ocupar páginas ocas.
No geral é um bom encontro, mas como realmente as edições tem mais páginas do que o padrão, poderia ser melhor organizado em um arco de três partes sem páginas extras.
Veja aqui a listagem atualizada das Crises da DC Comics.