Crisis on Three Earths (1982)

Ao mesmo tempo em que fazia os encontros anuais da Liga e Sociedade da Justiça e os utilizava para apresentar personagens adquiridos (as Terras-X e S), ou para dar espaço para personagens do passado e do futuro da editora, a DC sempre utilizou-se de enredos menores para dar espaço aos encontros de seus personagens em ambos os universos.

Estes encontros estão sendo coletados nos encadernados chamadas “Crisis in Multiple Earths – Team-Ups” que já renderam dois volumes para a editora e são ainda inéditos no Brasil.
Aqui Marv Wolfman (texto), Rich Buckler (lapis) e Dave Hunt (finais) narram a mais previsível das histórias. No capítulo 1 e 2, os Lex Luthors das Terra 1 e 2 atacam seus respectivos inimigos e são derrotados.

Graças à um plano de Lex da Terra-1 invertem de mundos e são derrotados por um Superman diferente do seu!

Então numa terceira investida vão à Terra-3 e se aliam à Ultraman (o Superman de lá) que fornece tecnologia para criar uma arma que irá destruir as outras duas Terras!

Mas na Terra-3, dimensão onde os heróis são vilões tem em Lex Luthor, um cientista apaixonado secretamente pela bela repórter Lois Lane, a sua única chance de redenção heróica!
Lex convoca os dois heróis e juntos derrotam os vilões!

Este encontro foi publicado em DC Comics Presents Annual # 1 de 1982. DC Comics Presents era uma série do Superman onde ele fazia dupla com outro herói da editora. Este formato de série fez sucesso na década de 1970. Batman tinha “The Brave and The Bold”, o Coisa (do Quarteto Fantástico) tinha “Marvel Two In One” e o Homem-Aranha tinha “Marvel Team-Up”.

O encontro é bastante tosco e previsível. Vale mais por mostrar as três versões do Superman e de Lex Luthor, e com isto dar um herói para a Terra-3 do que como aventura.

Veja aqui a listagem de todas as Crises da DC Comics
.