Wild Cards v7: A mão do homem morto, George R R Martin & John J. Miller

Sétimo volume da série e quarto do ciclo do “Titereiro” este volume complementa a ação do volume anterior. Enquanto o sexto volume se concentrava na Convenção Democrata de 1988, este volume se concentra em apenas duas narrativas uma do personagem Daniel Brennan, o Yeoman, um arqueiro não infectado com o vírus carta selvagem – um “limpo” na terminologia da série, e outra com o detetive particular Jay Ackroyd. Ambos se cruzam durante a narrativa pois investigam um assassinato no Cristal Palace no Bairro dos Curingas enquanto a Convenção acontece em Atlanta.

“A mão do homem morto” não é superior ao sexto volume, mas os cortes e narrativas são competentes. Falta em meu entender um processo de responsabilização adequado do assassino. Os motivos não me convencem e somos repentinamente premiados com uma costura mágica, digna dos velhos romances policiais.

Após o assassinato, Brennan e Ackroyd investigam uma série de ases e curingas que poderiam ser responsáveis pelo crime enquanto a trama de Ti Malice se desenvolve; esta foi uma das camadas deste ciclo. Ti Malice é um curinga do Haiti que domina a pessoas, escravizando-as. Com membros atrofiados e movimento como um verme, Malice chama seu escravizados de “cavalos” e se prende à altura do pescoço alimentando-se fisicamente das pessoas e criando uma dependência mais forte do que o sexo e drogas – no volume 5 uma personagem experimenta drogas pesadas para romper com a dependência. Estariam os “cavalos” de Ti Malice envolvidos no assassinato?

Outra camada é o envolvimento de Tachyon e seu neto, Blaise, na trama assim como narrativas complementares aos eventos do volume anterior.

Realmente é um volume que depende da leitura do volume anterior para ser apreciado na sua totalidade, mas a qualidade do texto de George Martin (Ackroyd e a edição) e John J. Miller (Yeoman) se estabelece criando e explorando um cenário rico e cheio de possibilidades.


Escrito por George R R Martin e John J. Miller. ISBN 978-85-441-0497-2.