The New Titans: O ardil de Jericó

Então finalmente nas edições The New Titans v1 #82-84 a trama é concluída!

Os Titãs descobrem a localização da base dos Gnus, em Azarath, acessível através de um portal em um prédio – não sei por que, me lembrei de Caça Fantasmas – cuja localização Jericó conseguiu romper o controle mental e deixar pistas em telas que estava pintando ao longo da trama.

A explicação para tudo é a seguinte: a energia dos cidadãos de Azarath que ajudou a derrotar Trigon se corrompeu e se escondeu no corpo de Joseph Wilson. Meses depois em viu na sociedade Gnu, uma espécie de organização criminosa de alta tecnologia com ladrões que se utilizam de máscaras, uma oportunidade para construir um corpo geneticamente engendrado que pudesse conter a energia sem se decompor. Enquanto não conseguia este sucesso ele utilizaria o corpo dos Titãs aprisionado, ao mesmo tempo em que faria experiências com eles.

É bom lembrar que este corpo sobrevive à história. Para não diluir o impacto da história, que será em muito diluído, acredite, irei criar o post, O ardil de Jericó – Aftermath, que irá tratar das consequências diretas, aguarde.

Para não dizer que a história do assassinato dos Titãs não terminou sem baixas, na contabilidade geral tivemos a morte de... Águia Dourada e Danny Chase. Mas espera aí, na verdade Chase, não tinha morrido... ainda. Depois tivemos a morte de Arella, que não era titã, e sua filha, Ravena, que morreu mas voltou... de novo.

Além destas baixas, Aqualad, envenenado na história em que Águia Dourada morreu ficou profundamente ferido.

Acredito que a trama foi concluída a contento e com um momento especialmente eletrizante, quando o Exterminador decide sacrificar seu filho para salvar a equipe e por extensão o planeta. Durante este arco final as tramas secundárias são abandonadas e põem-se um ponto quase que final na Busca pelos Titãs.

Uma análise mais madura da história questionaria por quê o Gnu/Jericó decidiu atacar os Titãs naquele momento. Se fosse apenas uma questão de as energias estarem corrompendo o personagem, ele poderia ter silenciosamente atacado Estelar e/ou Donna Troy. Com isso poderia ter tido tempo para construir seu corpo biologicamente engendrado para conter aquelas energias.

Mesmo com estas críticas acho a história agradável, interessante... já as consequências... hum aí a porca torce o rabo.