Durante a onda da passagem do Cometa Halley pela Terra em 1985-86 eu tinha 10-11 anos e fui extremamente impactado, especialmente porque pude ver uma mulher adulta nua em um filme que explorava algo que o cometa poderia trazer para a Terra.
“Força Sinistra” (Life Force) é um filme que impacta um jovem de 11 anos! E até alguns adultos.
Só muitos anos depois eu descobri que o filme era baseado na novela “Vampiro do espaço” de Colin Wilson, um livro bem curto e que tem poucas relação com o filme.
A trama inicial é bem semelhante: uma tripulação encontra no espaço uma catedral (no filme a catedral é no cometa) onde estão corpos de pessoas. Eles trazem um trio de cadáveres para a Terra, que passam a absorver a energia de seres vivos. Após a fuga dos "vampiros" da instalação de pesquisa as duas obras se diferenciam completamente.
Enquanto o filme é sobre a caça a vampiros de energia e um quase apocalipse, o livro é sobre a caça a vampiros, mas centrado na explicação do que seriam estes vampiros de energia, como eles absorvem a energia – geralmente de origem sexual – e as origens da espécie, bem lovecraftiana – o autor havia publicado um material sobre a obra de H.P. Lovecraft.
Um livro bem técnico e mais centrado no mistério e uma tentativa de “provar filosoficamente” a existência do vampirismo e que poderia muito bem ser narrado por um detetive como Poirot ou Holmes com pouquíssimas alterações.
Rápido e praticamente em primeira pessoa, não chega a cansar pela sua brevidade, mas creio fortemente que há livros mais interessantes sobre vampiros para serem lidos.