Open top menu
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015


[A trama]
O Governador e as pessoas de Woodbury finalmente atacam o grupo de Rick na prisão, com resultados chocantes para ambos os lados.

[Opinião]
Acompanhei The Walking Dead até a edição #110 da série americana. Acho que tem mais de dezoito meses que não leio uma edição recente e havia muito tempo que não relia os ciclos anteriores. Devo dizer que depois de cerca altura cansei da série. Há dois detalhes sobre este cansaço: a) ele se deve em parte a eu imaginar que a série deveria ter fim e que estendê-la pode diminuir o impacto; b) o cansaço não resiste às leituras dos encadernados e se dissipa. A história de Rick Grimmes e seus companheiros é muito interessante.

Nascidos para sofrer encadernado da HqM Editora publicado em março de 2012 reúne as edições #43-48 e uma história curta de Image Comics Holiday Special (2005) é o fim do “ciclo da prisão”, assim como o fim de alguns personagens importantes aos quais nos afeiçoamos. O tom do volume ao final é que muitos morreram e o grupo está disperso. Na última página sabemos quem, com certeza, morreu, mas não sabemos quem está vivo. O objetivo seria fazer uma faxina na série, provocar um choque no leitor e continuar. Naquele momento funcionou… e bem! Me chocou!

Não quero dizer, com isso, que depois não funcionaria. Mas, assim como neste diálogo entre Rick e Carl, quando o pai informa ao menino que um companheiro morreu o garoto reage com esta resposta: “As pessoas morrem, papai. Acontece todo o tempo. Vou sentir falta de (censurado). Mas sabia que ele poderia morrer. Todos vão. Todos vamos.” Com o passar das edições o choque das mortes fica concentrado na crueldade em que eles cairiam e não mais na morte em si. Todos os personagens morrerão é certo! Resta saber quando.

Mas mesmo com esta “previsibilidade” a série se sustenta bem e consegue gerar tensão o suficiente para que os leitores se interessem em acompanhar, se não o desenrolar de toda a epopeia, ao menos até o ponto final de seu personagem preferido.

Mas uma coisa eu lhe digo: a cada vez que se pega um encadernado não é possível abandonar antes da página final.

Os Mortos-Vivos vol 8: Nascidos para sofrer, HqM Editora, ISBN 978-85-998-5948-3, março de 2012.
Different Themes
Written by Lovely

Aenean quis feugiat elit. Quisque ultricies sollicitudin ante ut venenatis. Nulla dapibus placerat faucibus. Aenean quis leo non neque ultrices scelerisque. Nullam nec vulputate velit. Etiam fermentum turpis at magna tristique interdum.

0 comentários