Os Mortos-Vivos vol 8: Nascidos para sofrer (2012)


[A trama]
O Governador e as pessoas de Woodbury finalmente atacam o grupo de Rick na prisão, com resultados chocantes para ambos os lados.

[Opinião]
Acompanhei The Walking Dead até a edição #110 da série americana. Acho que tem mais de dezoito meses que não leio uma edição recente e havia muito tempo que não relia os ciclos anteriores. Devo dizer que depois de cerca altura cansei da série. Há dois detalhes sobre este cansaço: a) ele se deve em parte a eu imaginar que a série deveria ter fim e que estendê-la pode diminuir o impacto; b) o cansaço não resiste às leituras dos encadernados e se dissipa. A história de Rick Grimmes e seus companheiros é muito interessante.

Nascidos para sofrer encadernado da HqM Editora publicado em março de 2012 reúne as edições #43-48 e uma história curta de Image Comics Holiday Special (2005) é o fim do “ciclo da prisão”, assim como o fim de alguns personagens importantes aos quais nos afeiçoamos. O tom do volume ao final é que muitos morreram e o grupo está disperso. Na última página sabemos quem, com certeza, morreu, mas não sabemos quem está vivo. O objetivo seria fazer uma faxina na série, provocar um choque no leitor e continuar. Naquele momento funcionou… e bem! Me chocou!

Não quero dizer, com isso, que depois não funcionaria. Mas, assim como neste diálogo entre Rick e Carl, quando o pai informa ao menino que um companheiro morreu o garoto reage com esta resposta: “As pessoas morrem, papai. Acontece todo o tempo. Vou sentir falta de (censurado). Mas sabia que ele poderia morrer. Todos vão. Todos vamos.” Com o passar das edições o choque das mortes fica concentrado na crueldade em que eles cairiam e não mais na morte em si. Todos os personagens morrerão é certo! Resta saber quando.

Mas mesmo com esta “previsibilidade” a série se sustenta bem e consegue gerar tensão o suficiente para que os leitores se interessem em acompanhar, se não o desenrolar de toda a epopeia, ao menos até o ponto final de seu personagem preferido.

Mas uma coisa eu lhe digo: a cada vez que se pega um encadernado não é possível abandonar antes da página final.

Os Mortos-Vivos vol 8: Nascidos para sofrer, HqM Editora, ISBN 978-85-998-5948-3, março de 2012.