Panini relança X-Men: Massacre dos Mutantes

No mercado americano de quadrinhos é quase certo que um arco de histórias retorne como encadernado, aumentando assim, o lucro da editora com as vendas do título. Alguns volumes como V de Vingança já ultrapassaram 500 mil cópias (na época do filme) e a DC Comics chegou a encomendar um milhão de cópias de Watchmen, também na época do lançamento do filme. Outras séries como The Walking Dead, base para a série de TV, tornaram-se presença constante na lista de 10+ dos encadernados mais vendidos, conseguindo vendas superiores, neste mercado, do que quando lançados em floppies.

Assim, não é de se estranhar quando a Marvel Comics ou DC encaderna uma aventura clássica e lança no mercado, ainda que naquele momento da indústria quando foram originalmente lançadas as histórias não eram produzidas buscando intencionalmente o formato de arcos. Não raro as maiores editoras reeditam os encadernados quando eles se esgotam e, buscando ampliar vendas, modificam capas, acrescentam histórias, fazem modelos em capa dura ou capa cartão ou adicionam um roteiro.

A Panini Comics republica o arco O Massacre dos Mutantes, que já havia lançado na série Os maiores clássicos (que utilizava na maior parte material de Marvel Visionnaries). Como havia publicado a pouco o arco A queda dos Mutantes é de se esperar que a editora procure relançar os eventos que tornaram os heróis mutantes em fenômeno da mídia nos EUA. Na minha opinião Inferno é a decisão mais acertada para dar sequência.

Chama a atenção a possibilidade da editora de republicar material, coisa quase não feita por aqui. A excelente série Biblioteca Marvel, cujos volumes do Homem Aranha são difíceis e caros de ser encontrados demanda uma nova edição há tempos, mas a editora prefere apostar em um novo formato de encadernado, semelhante ao que fez na época do lançamento do filme dos Vingadores (2012).

Entendo que editora vive de vendas, mas se algo esgotou é sinal que é vendável, então por que não fazer novas edições e ampliar as Bibliotecas Históricas? Estranho para mim é que a Panini invista em Flex Mentallo, um spin off da série A Patrulha do Destino de Grant Morrison, baseada apenas na fama do autor, conhecido por muitos como hermético.

Aqui não é um caso de dois pesos, duas medidas. É caso de pesos e medidas desconhecidos.