Fábulas vol 2: A revolução dos bichos


Divertido, Fábulas vol 2 A revolução dos bichos, trata da tentativa de tomada do poder por parte das fábulas não humanas que habitam a Fazenda, uma propriedade ao norte de Nova Iorque onde vivem. Rosa Vermelha vai para lá como punição pelos eventos do primeiro volume, mas ela e sua irmã e verdadeira administradora da comunidade das Fábulas, Branca de Neve acabam refém dos acontecimentos em lados distintos da guerra. Mas será realmente?

Bill Willingham usa da referência ao livro homônimo de George Orwell para criar um arco que apresente a luta das classes: aqui os animais que se sentem isolados e esquecidos, longe da vista daqueles que podem se passar por humanos. De pano de fundo a luta entre as duas irmãs Rosa Vermelha e Branca de Neve que teimam em se ferir e o estabelecimento de ao menos um personagem importante, Weyland Smith, o responsável pela Fazenda, que, prisioneiro das fábulas não humanas, passa a construir armamento adaptado para o uso deste tipo de fábula. Pela parte dos “vilões” chama a atenção os Três Porquinhos e Cachinhos Dourados, cheios de uma retórica de uma constante luta pelo poder. Em alguns momentos o roteiro tropeça em insistir exibir uma Branca de Neve pueril demais, incompatível com a política que está há séculos na administração da comunidade, mas nada que incomode em excesso.

Fica evidente que Mark Buckingham é um lápis mais adequado à série, ainda que em diversos momentos uma arte final “pesada” de Steve Leialoha (Novos Mutantes) faça a arte leve, em alguns momentos “kirbyesca” de Buckingham lembrar o artista da primeira fase. Caso duvide observe os layouts a lápis do desenhista nos extras do volume. Porém com os meses a dupla conseguiria produzir material em uníssono.

Apesar de distante do tom que a série adotaria entre os volumes 04 e 11, quando o foco foi a luta contra o Adversário, os três primeiros volumes tinham a missão de preparar o terreno, algo que o fazem com primazia. Quase fechados em si, estes volumes apostam no choque do novo da possibilidade de haver fábulas vivendo em Nova Iorque e produziam bons momentos, que não diminuem de intensidade quando a história se concentra em narrar o confronto contra o Adversário. A partir daí, se não havia choque do novo, havia a diversão da boa condução dos personagens já bem estabelecidos.

Panini Comics, R$ 18,90, 132 páginas, 2012.


Vol
Nome
Edições
01
Lendas no Exílio
#01-05
02
A revolução dos bichos
#06-10
03
O livro do amor
#11-18
04
A marcha dos soldados de madeira
O último castelo; #19-21; #23-27
05
Os ventos da mudança
#22; 28-33
06
Terras Natais
#34-41
07
Noites (e dias) da Arábia
#42-47
08
Lobos
#48-51
09
Filhos do Império
#52-59
10
O bom príncipe
#60-69
11
Guerra!
#70-75