Pular para o conteúdo principal

The eternal champion (1962) by Michael Moorcock

Erekosë, escolhido pelos seus feitos como o Campeão da Humanidade, é acordado de um sono profundo – a morte – pelo Rei Rigenos e sua filha Iolinda, a prometida ao herói, para enfrentar a maligna raça dos Eldren, descrita como violenta e que põe em risco a existência da humanidade. Deverá Erekosë, o defensor da humanidade, destruir o Princípe Arjavh, sua bela irmã Ermizhad, exterminar toda a vida no continente de Mernadin e matar todos os habitantes da última cidade Eldren, Loos Ptokai.

Mas será realmente que os Eldren são tão monstruosos assim?

[Crítica]
Publicada originalmente em Science Fantasy #53 de junho de 1962, The eternal champion estabelece a ideia do herói que renasce infinitamente sempre disposto a defender a humanidade, aqui em um conceito mais amplo, o que significa que “humanidade” pode não ser aquilo que você supõe. Em inglês inclusive há as palavras mankind e humanity, e Erekosë é o defensor da humanidade.

A história começa como um sonho de John Daker que vê sua consciência emergir no corpo de Erekosë e faz referência a diversos nomes como Shallen, Artos, Brian, Umpata, Roland (que teve participação em Stormbringer Livro 4: Doomed Lord's Passing, em uma trama onde era um campeão escolhido que também estava em um sono semelhante à morte), Ilanth, Ulysses e Alric (pág. 1), mas sabe-se que Elric também é uma das manifestações do Campeão Eterno.

Sobre isto, Moorcock na introdução diz: “'The Eternal Champion' apresenta a ideia de um herói constantemente reincarnado para lutar pelo Equilíbrio (Balance, no original), não importando que outras lealdades ele possa ter e 'The Sundered Worlds', que não será publicado nesta série [Chronicles of the Last Emperor of Melniboné] por que é mais sci-fi, oferece em primeira mão a ideia de um 'multiverso', uma quasi-infinito número de universos, onde um é apenas levemente diferente do seguinte.

A novela está na coletânea Elric To Rescue Tanelorn, o volume 2 de Chronicles of the Last Emperor of Melniboné (Del Rey, ISBN 978-0-345-49863-2, 2008) e é uma obra deliciosa. Novamente há um “herói” indeciso sobre suas ações e em vários momentos há resquícios de O senhor dos anéis, já que os homens estão atacando uma raça élfica chamada Eldren que vieram que outro mundo, e que eventualmente são auxiliados pelos “halflings of the Ghost Worlds”, uma versão dos hobbits.

Ao analisar a crueldade da humanidade e como o herói é levado a tomar suas decisões, cria-se uma dúvida legítima como os acontecimentos na série de Tolkien – que não resiste para os leitores da saga, mas devemos lembrar que supomos as intenções de Sauron apenas pelas conclusões de seus inimigos. Aqui a dúvida legítima ganha outro tom e leva uma ruptura e a criação de um novo reino.

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

Árvore genealógica do Superman

Em Krypton Chronicles, uma série que contava a história dos ancestrais de Kal-El a DC publicou a árvore genealógica abaixo.

Divirta-se!