Game of Thrones [3x07] - The bear and the maiden fair


Escrito por George R R Martin, criador da série de livros As crônicas de gelo & fogo, no qual se baseia a série de TV, este episódio é, certamente aquele que menos me impressionou quando assisti pela primeira vez, na estreia mundial em 12 de maio de 2013. É um episódio de desenvolvimento e só uma trama parece ter uma solução adequada, a história de Brienne de Tarth e Jaime Lannister. As restantes são apenas prelúdios para um grande evento – o Casamento Vermelho.

No norte, os selvagens atravessaram a Muralha e marcham para o Castelo Negro da Patrulha da Noite. Se odiar Jon Snow por ser um patrulheiro (ou um ex, como Snow gosta de ressaltar) e um estranho não é suficiente, Orell, o warg dos selvagens, agora tem interesses maiores em Ygritte.

Robb Stark descobre que será pai, enquanto marcha para o casamento do tio, forjado pelos interesses de sua guerra. A única coisa interessante é criar uma mãe para Talisa. A mãe dela mora em Volantis. O quê faz e quem é continuam ignorados, mas fica claro que não sabe do matrimônio da filha.

Em Porto Real, Margaery tenta consolar Sansa a respeito do casamento, assim como Tyrion tenta compensar Shae, ambos sem muito sucesso, mas o Lannister parece realmente apaixonado pela prostituta e sofre com a nova situação, o quê justificaria em muitas acusações futuras.

Melissandre leva Gendry para Ponta Tempestade, mas passa ao largo de Porto Real, mostrando para o bastardo a cidade e confirmando a paternidade do garoto.

A influência de Margaery sobre Joffrey começa a surtir efeitos, e ele chega a questionar o avô e Mão, Tywin, mas ainda o teme. O fato de questionar, por si só é mais importante do que o questionamento que nada mais é de que Joffrey deseja um relatório sobre as reuniões do Pequeno Conselho e se sente excluído.

A khaleesi Daenerys aproxima-se de Yunkai e recebe ofertas financeiras para ir embora da Baia dos Escravos, às quais nega.

Arya Stark, revoltada, foge da Irmandade sem Bandeiras e acaba cativa de Sandor Clegane, o Cão.

E mais uma sequência de tortura para Theon Greyjoy que não acrescenta nada à trama, e rouba um tempo precioso da série.

A sequência com Bran Stark e seu grupo, mostra que Osha deseja levá-lo somente até a Patrulha da Noite, mas o jovem e os Reed pretendem romper a Muralha e chegar até o Corvo de 3 Olhos. Para tornar a personagem selvagem popular, dão um passado sofrido a ela.

Jaime Lannister é enviado para Porto Real, enquanto Roose Bolton parte para o casamento de Edmund Tully. Bolton pede apenas que ele informe à Tywin que não tem responsabilidade em seu aleijão. O Regicida terá que se contentar com deixar para trás Brienne de Tarth nas mãos de Locke, que certamente a estuprará e dará destinos horríveis à moça.

No caminho descobre que o ex-meistre Qyburn fazia experiências com vivos e por isso teve sua corrente e título confiscado. Ao tomar conhecimento do destino de Brienne, pressiona o responsável pelo seu transporte e consegue retornar à Harrenhal disposto a resgatar a donzela, que encontra ferida e enfrentando um urso para deleite de uma plateia.

Sem pensar muito, pula no buraco e consegue salvar a moça e também novamente salva o episódio, roubando para si o show na trama mais adequadamente desenvolvida da temporada.