Livros: Guerra justa

A ciência não é, por definição, ateia, mas a excelente narrativa deste romance de sci-fi faz crer que sim, ao estabelecer uma linha onde demonstra o domínio de uma fictícia igreja sobre o mundo após uma catástrofe que destrói a sede das maiores religiões mundias.

Surge um messias que consegue unificar o islã e as religiões judaico-cristãs, e ele se estabelece fazendo previsões acuradíssimas sobre fatos vindouros, ao mesmo tempo em que estabelece uma não muito tênue ditadura mundial que impõe às pessoas o "preço" da Quinta Revelação. Um grupo de colaboradores, acredita que pode alterar este quadro e põe em prática um intricado plano.

Orsi tem uma excelente narrativa, digna dos melhores romances de espionagem ou mistério com excelente descrição de cenários, personagens e ação, capaz de fazer o leitor tridimensionalizar tudo que ele descreve.

O romance é muito bom e pode ser lido praticamente de um fôlego só, mas nota-se dois pequenos senões. O primeiro é a falta de um fio condutor. Os acontecimentos ocorrem e tem sentido quando analisados ao final, mas durante a condução da trama parecem apenas momentos de apresentação de personagens e de ação desconexos entre si.

O segundo é que se baseando na ideia de uma construção de uma nova igreja com aceitação de membros de todas as religiões, por terem perdido suas cidades sagradas e nelas, os seus líderes, seria interessante inserir detalhes de igrejas que sobreviveram à catástrofe, como certamente uma peculiar igreja norte-americana sediada em Utah. Fazer de membros desta igreja simpatizantes com o plano poderia render uma trama saborosa, que teria que descrever os detalhes das igrejas que sobreviveram.

Nada, no entanto, que diminua o prazer da leitura deste romance, e desde já acompanhar a carreira do autor.

Guerra Justa, Carlos Orsi, romance, Editora Draco, ISBN 978-85-62942-06-8, 2010.
Tecnologia do Blogger.