Justice League, The Satellite Years 1973

Em 1973, certamente em função dos maus tratos nas mãos de Mike Friedrich, a série mensal Justice League of America torna-se bimestral indo para as bancas em fevereiro, maio, julho, setembro e novembro. O contrassenso era que a qualidade de texto de Len Wein havia aumentado a qualidade geral da série e os leitores tinham que receber o entretenimento em doses homeopáticas.

O ano começa com “The Shaggy Man will get you if you don't watch out!” (#104), onde Hector Hammond liberta e envia o Shaggy Man para o satélite da LJA, obrigando os heróis que estavam em dia de manutenção a enfrentar o monstro de plástico vivo (?!). Shaggy consegue derrubar o satélite mas a interferência do Lanterna Verde salva o dia.

Em maio e julho as edições #105-106 trazem “Specter in the shadows!” e “Wolf in the fold!”, respectivamente. Não há nenhuma novidade real na trama que começa com a eleição do Homem Elástico (Ralph Dibny, o Elongated Man, backup da série Flash) para membro da equipe. Sua esposa Sue Dibny, torna-se uma espécie de membro extra honorária.

Os heróis enfrentam ameaças provocados por servos da Abelha Rainha, e quando estão próximos da derrota são salvos por um sujeito misterioso que se revela ao fim da história o Tornado Vermelho – desaparecido em combate na edição #102.

Apesar da resistência do Arqueiro Verde, a equipe o aceita, mas secretamente passa a vigiá-lo.

Na segunda parte da história, descobrimos que a restauração do Tornado Vermelho é parte de uma trama de Thomas Oscar Morrow, cientista criminoso com fixação no futuro. Ele teve acesso à uma máquina que previu que, caso não destruísse a Liga da Justiça em 28 dias, ele cessaria de existir (!!?).

Enquanto tenta restaurar sua vida e criar uma identidade civil – John Smith – Tornado conhece Kathy Sutton por quem inicia uma paixão platônica muito semelhante em termos gerais ao envolvimento Visão e Feiticeira Escarlate na série Os Vingadores da Marvel Comics.

A Liga descobre o plano de T.O. Morrow, do qual o Tornado nada sabia e derrota o vilão, integrando definitivamente o herói mecânico em suas fileiras.

O ano irá terminar com o team-up anual da Liga da Justiça x Sociedade da Justiça, agora com a adição de Os Combatentes da Liberdade no evento “Crisis on Earth-X”, que transcorreu nas edições #107 (set-out, “Crisis on Earth-X!”) e #108 (nov-dez, “Thirteen against the Earth!”). Veja o review do evento, que já havia resenhado anos atrás, aqui.

O saldo é um ano mais enxuto, sem os excessos como backups na Era de Ouro ou edições Giant Size com reprints das primeiras histórias da equipe. Além disso nenhuma história tocou em questões sociais, ainda que questões humanos como confiança, amor e persistência, sentimentos que supostamente seriam adequados aos heróis estejam presentes em todos as edições. Talvez por isso seja o início de um ciclo de ascensão para a equipe.

Todas as edições por Len Wein, Dick Dillin e Dick Giordano.

The Satellite Years
Ano
Edições
#78-86
#87-95
#96-103
1973
#104-108