The New Titans: A nova Turma Titã, War of the Gods e Armageddon 2001

Naquele momento da indústria a DC Comics e a Marvel Comics tinham dois padrões de séries anuais de eventos que coincidiam com o verão norte-americano: um era uma série mensal em várias partes que ligava as séries mensais dos personagens da editora (por exemplo War of the Gods ou Desafio Infinito) e outra era um evento que transcorria na edição “annual” dos personagens da editora (Armageddon 2001 ou A guerra do Alto Evolucionário, são exemplo).

Então no meio dos eventos de War of the Gods e de Armageddon 2001 estava a série The New Titans em transição, com uma dezena de personagens novos ou em transformação e obrigada a ter uma relação com ambas as séries – os famosos tie-ins ou os cross-overs, que são coisas diferentes na indústria.

Marv Wolfman até que costurou bem os retalhos desta colcha. Se ao final dos eventos das edições #75/76 os Titãs viram a explosão de um míssil contendo um titã e a Torre foi destruída, desejosos de encontrar os companheiros nossos heróis rumam para a URSS onde encontram o Ciborgue sem memória e reconstruído a arte de tecnologia – inferior – russa. Era mais uma tentativa de tornar a série e os personagens bélicos, outro padrão da indústria dos quadrinhos naquele momento. A partir de então Estrela Vermelha – um antigo Titã de origem soviética – passa a integrar a equipe para garantir a segurança da tecnologia russa.

Donna Troy e seu marido Terry Long, retornam à Nova Iorque, descobrem o ataque e a Torre em escombros – por sinal, um grande inconveniente para a cidade de Nova Iorque, pois causou incêndio na 1ª Avenida, a prefeitura teve que enviar mão de obra para trabalhar nos restos da Torre e uma vereadora pretende fazer do ataque aos heróis sua plataforma para reeleição. Os Titãs se encontram e conseguimos descobrir um pouco as motivações – não exatamente claras – do traidor. Especialmente por causa da recuperação da voz sabemos que há algo a mais na história.

Então em um novo ataque dos Gnus, Asa Noturna é capturado e Donna sequestrada – ela, de um jeito muito misterioso.

Assim, nas edições #79-80 e Annual #07 descobrimos o Lorde Caos, um déspota tirânico de um futuro alternativo que por acaso é filho de Donna Troy e um deus, pois herdou os poderes da mãe e enlouqueceu graças à sua natureza de semi-deus!

Mas naquele futuro um personagem misterioso treina e mantém várias “Turmas Titãs” - geralmente de seis a sete membros – e decide que o melhor é enviar suas tropas para o passado para impedir que Caos nasça. Ou seja, matar Donna Troy. Há várias pistas – desconexas – de quem seria o misterioso chefe das Turmas Titãs, mas a DC Comics e Wolfman preferiram criar um desnecessário mistério.

Surge com isso, toda uma geração de “novos” Titãs e pelo menos uma versão futura de um membro pré existente, uma versão de Asa Noturna de um mundo onde os Titãs nunca foram encontrados. Ou seja um Dick Graysson ainda mais paranóico.

Só para lembrar, Armageddon 2001 foi uma série onde em 2.001 um herói traí todos os outros e os mata. O traidor assume a identidade de Monarca e esconde da população quem um dia foi. Vinte anos depois, Matthew Ryder, um cientista, retorna a 1.991 – ganhando poderes no processo – para descobrir quem é o traidor e impedir a traição. Com isso ele investiga futuros possíveis dos principais heróis da editora. A série é famosa por ter deixado escapar a identidade do Monarca antes do fim e a editora ter decidido alterar, tornando o remendo bem pior que o soneto – e olha que este soneto já era ruim.

Mas voltando ao presente, Donna não havia sido sequestrada nem pela nova Turma Titã, nem pelos Gnus ou mesmo por Lorde Caos e sim convocada pelos deuses. A edição #81 (inédita no Brasil) é desenhada por Curt Swan e serve para reapresentar o personagem Pária e a titã Lilith que disse ter respostas para o paradeiro de Donna. Ele não tinha uma resposta concreta e a edição é perdida com uma apresentação da origem de Pária e uma vinculação entre ele e Terry, esposa de Donna.

Ao final da edição Donna retorna e avisa sobre a urgência do evento War of the Gods onde Pária teria uma parceria de relativa importância, e por isso tinha que ser reapresentado aos leitores.

Tudo em The New Titans v1 # 77-81 e The New Titans Annual #07, por Marv Wolfman, Tom Grummett e Al Vey, com auxílio de Curt Swam, Kerry Gammill, Paris Cullins, Tom Grindberg, Will Blyberg e Ian Akin.