Os Vingadores: Visão Absoluta

Das edições The Avengers #246-254 aconteceu uma gama variadíssima de aventuras.

É a partir daí que Sersi, membro da raça geneticamente evoluída conhecidos como Os Eternos, passa a fazer parte da equipe, neste primeiro momento só como colaboradora em uma aventura. Também Visão, na posição de líder, passa a fazer as negociações para a existência de uma equipe secundária, logra sucesso e vê a oportunidade de tentar algo maior.

Aqui temos a oportunidade de ouvir a narrativa da origem dos Eternos, feita por Ikaris. Eles são uma das duas raças que surgiram após manipulações genéticas nos humanos feitas pelos Celestiais – e outra são os Deviantes.

Sersi completa a história, relatando que nem sempre os Eternos foram pacíficos e que Titanus, uma grande cidade deles, foi palco de uma guerra civil onde Kronos derrotou Uranos.

Em seguida Kronos baniria os derrotados para o espaço e quebraria sua espada, mas um acidente em seu laboratório o fundiria ao universo.

Alars, um dos filhos de Kronos deixa a Terra, após seu povo escolher Zuras, seu irmão, como líder e coloniza o satélite Titã de Saturno, tornando-se Mentor, pai de Thanos e Eros, o Starfox! Starfox, por sinal é um dos personagens mais explorados da fase, com sua beleza que atrai mulheres como Vespa e Capitã Marvel.

O objetivo era puramente editorial para diferenciar definitivamente Olympia (dos Eternos) e Olimpo (de Hércules).

Os heróis enfrentam o Voragem em Olympia com os Eternos (#246-248). O vilão desejava se aproveitar de uma Uni-Mente – a união física e mental de todos os Eternos – para obter energia.

Derrotado o vilão, a raça então decide ir para o espaço, deixando apenas uns poucos membros em Olympia, que continuariam lá até a fase de John Byrne, quando definitivamente Sersi passaria a ser membro da equipe.

Mas Voragem, que não tinha sido verdadeiramente derrotado, ainda daria problemas para a equipe de heróis nas edições #250-251, e novamente a arte de Milgrom não ajuda muito numa trama de heróis coloridos. A edição #249, inédita no Brasil, é um tie-in com as tramas de Thor de Walt Simonson e sua Caixa dos Invernos Antigos, mas que une Hércules àquela formação dos Vingadores.

A partir da edição #252, Visão, que almeja a paz mundial, tenta usar mecanismos não muito éticos para consegui-la, como o encefalotron criado por ele e I.S.A.A.C. - o robô que controla a lua de Saturno, Titã, lar de Starfox. Veja que Stern tem toda a preocupação de apresentar heróis, vilões e a cronologia para o leitor e depois ir se aproveitando dos fatos.

O sintozóide afasta várias pessoas que poderiam por em risco seu plano como Monica Rambeau, a Capitã Marvel, que envia para o Santuário, a base espacial de Thanos. Lembre-se que outras figuras de liderança como Gavião Arqueiro e Homem de Ferro estavam na Costa Oeste ou envolvidos em seus problemas, assim como Thor e Capitão América, também distantes.

Na edição #253 Visão espalha sua consciência pela rede mundial de computadores (esta história é anterior à Internet como conhecemos, mas certamente Visão usou o protótipo de Internet que foi reaproveitado anos depois, a Arpanet) e invade o Pentágono, o Comando da Defesa Aérea, a SHIELD, o UNICAV (satélite do Líder), e satélites espiões e russos.

No Ciberespaço enfrenta a consciência de Quasímodo, computador criado originalmente pelo Pensador Louco e transformado em homem pelo Surfista Prateado.

Então na edição #254 Cavaleiro Negro (Dane Whitman), que havia sido aprisionado enquanto o restante da equipe lutava com os aliens Irmãos Sangue e os avisa.

A equipe tenta iniciar uma linha de argumentação com o sintozoide de modo a fazê-lo ver que os seres humanos não podem ser controlados, que os seres humanos podem fazer novas armas e que com o tempo ele pode ser corrompido em seus objetivos.

Visão é convencido da razão e em seguida desconectado do sistema pelos amigos antes que sua essência espalhasse pela rede, e assim que se vê livre introduz a mão no cérebro retirando o cristal de Ultron, que o fez raciocinar erroneamente.
O Departamento de Defesa descobre que o sinal do controle de seus equipamentos vinha da Mansão dos Vingadores e um general jura vingança.

Será por este motivo que o Visão será desmontado na clássica passagem de John Byrne pelos Vingadores da Costa Oeste.

Texto de Roger Stern, lápis de Al Milgrom & Bob Hall e finais de Joe Sinnott, Akin & Garvey (# 253) e Joe Delbeato & Joe Rubinstein (# 254) 

 

Tecnologia do Blogger.