Game of Thrones [2x03] - What Is Dead May Never Die

Exibido em estreia mundial em 15 de abril de 2.012, o terceiro episódio da segunda temporada da série de TV Game of Thrones continua o preparo para o conflito que longo chegará.




Além da Muralha, Jon Snow descobre que os segredos e devoções de Craster não são desconhecidos do Lorde Comandante Mormont. A surpresa é parte do processo de amadurecimento do personagem para o papel de um futuro líder: ter que lidar com atitudes e pessoas que nem sempre são honestas. A afeição entre Goiva e Sam continua a aumentar, mesmo sob o aviso do pai/esposo da moça.

Bran Stark tem várias visões e percebe-se como um “troca-peles” com seu lobo. Na mitologia da série, troca-peles não é um lobisomem, mas alguém que consegue entrar na mente de uma animal, agir e ver o que ele vê. Para o menino é prazeroso em função de sua paralisia. Note ao longo dos episódios que os lobos sentem tudo que seus donos sentem e agem como eles.

Brienne de Tarth, uma donzela guerreira que ama e serve Renly Baratheon, derrota Loras e ganha o direito de integrar a guarda de “seu rei”. Atenção especial, por que será uma personagem de importância fundamental para várias tramas que virão.

Catelyn Stark chega ao acampamento de Renly com a função de negociar um acordo entre seu filho Robb, que se diz “rei do norte” e Renly, que se considera herdeiro de Robert Baratheon. Deve ficar claro que na ausência de filhos o herdeiro é o irmão mais velho – Stannis – e jamais o mais novo. Renly sustenta seu pedido na impopularidade de seu irmão mais velho.

Por sinal a má fama de Renly, graças à sua homossexualidade, obriga ao próprio Loras que o lembre de suas funções como marido. Margaery, a esposa de Renly, ainda continua virgem!

Alguns não se lembram mas nos livros Margaery foi preparada por Renly para tornar-se amante e posteriormente Rainha de Robert, num plano para um golpe contra os Lannister, que nunca foi trabalhado a fundo por que Renly e Loras não são personagens narradores. Ela supostamente é fisicamente semelhante à irmã falecida de Ned Stark, que era dona do amor de Robert. Com a morte do irmão Renly fugiu da capital, aliou-se à família da moça – dona de 100 mil soldados – e passou a reclamar o trono.

Ainda nos livros, Catelyn Stark ficou impressionada com a semelhança física entre Renly e Robert quando com a mesma idade. Este é um dos motivos da ascensão de Renly, fisicamente parecido com o rei, popular, com uma bela esposa e capaz de dar ao povo pão e circo.

Margaery, que não é verdadeiramente virgem, conhece a condição do relacionamento entre o esposo e seu irmão.

Em Pyke Theon Greyjoy sofre com o descaso da família e sua ânsia de conquistas. Para conquistar o coração do pai aceita se batizar ao seu deus próprio.

Tyrion tem dificuldades para gerenciar sua amante e escondê-la. Torna-a serva de Sansa Stark. Isto corta toda uma trama dos livros sobre escondê-la em um bordel e ter acesso através de passagens secretas com o auxílio de Varys.

Mesmo tendo que se preocupar com a saúde física de sua amante isto não afasta o Duende de suas atenções. Tencionando descobrir alguém que não seja de sua confiança no Pequeno Conselho, conta três versões de uma história a Meistre Pycelle, Mindinho e Varys, sobre enviar a Princesa Myrcella para o casamento em troca de apoio político e militar. Pycelle o trai, relatando o caso para a Rainha Cersei e a Mão do Rei o envia para a prisão.

Cersei tenta impedir o acordo, mas cede diante da força dos argumentos, não sem antes aumentar seu ódio em relação ao irmão.

O grupo de enviado para a Muralha onde encontram-se Gendry e Arya Stark, é atacado por causa da resistência em entregar o bastardo. O patrulheiro guia é morto e Arya consegue mentir sobre o destino do amigo, aproveitando que um menino assassinado havia roubado o elmo que identificava Gendry. Eles agora seguem para o Castelo assombrado de Harrenhall.

Durante o ataque Arya salva três prisioneiros, ganhando assim três favores (3 mortes) de um dos salvos.