Criar um DVD semi-profissional no Linux, Parte 1

O software livre/código aberto (SL/CA) sofre bastante com usuários super sábios que usam o sistema apenas para tarefas administrativas, criando a ilusão de um sistema operacional (SO) que apenas gênios poderiam usar.

Parte do processo de popularização do sistema operacional irá acontecer quando os usuários o utilizarem para as mesmas funções corriqueiras que utilizamos o software privado. As pessoas necessitam aprender a usar as distribuição GNU/Linux ou continuarão distintas, com receio de se aventurarem nestas plagas.

Eu assisto bastante séries de TV, mas o local onde está o computador em minha residência não favorece a permanência de duas ou mais pessoas, seja por calor no verão ou desconforto. O ideal é assistir na sala, no televisor usando o próprio ou o DVD, através da conexão USB de ambos.

Mas nem sempre funciona. A legenda fica “fina” ou se houver muitos caracteres parte do texto se perde.

Uma solução que encontrei é planejar com antecedência e converter os arquivos AVI (arquivos de vídeo) em formato de DVD que possam tocar em qualquer aparelho. É um processo um pouco lento pois demora cerca de quatro horas para converter quatro episódios de 350 Mb (o tamanho padrão das séries de TV de 42 minutos) e mais uns quarenta minutos para gravar. Apesar de ser um processo chato e que necessita de planejamento, o resultado é mais interessante para o expectador, gerando um DVD que pode conter até quatro episódios de 350 Mb ou três de 550 Mb com folga.

Para gravar os meus vídeos eu utilizo um computador padrão que adquiri em 2.005, ou seja, não é uma máquina de ponta comprada com este objetivo. Ele tem 1 Giba de RAM e HD de 500 Gb, comprado recentemente. Uso a distribuição GNU/Linux chamada Ubuntu, versão 10.10, o quê também deixa claro que não são programas de ponta, a última palavra em tecnologia. Por conveniência utilizei outra máquina para capturar as telas e testar o tutorial que apresento agora. Usei no teste um notebook Positivo padrão com o Ubuntu 11.10, o K3B e o Devede DVD/CD Video Creator.

Após a conversão o programa irá criar um arquivo ISO na pasta do usuário local chamada “MOVIE”. Basta queimar um DVD e tudo estará pronto.

Antes de mais nada devemos lembrar outra utilidade para o uso do programa: conversão de vídeos capturados com a câmara fotográfica digital para distribuir entre os presentes na comemoração. Experimente gravar um vídeo da festa de Natal e presentear os amigos com uma cópia dele que poderá tocar em qualquer residência, basta que tenham um DVD comum.

Bem, agora a receita. Usaremos:
  • Um computador IBM-PC com Ubuntu 10.10 ou superior instalado e atualizado e com unidade de gravação de DVD;
  • K3B (software para gravação de mídias como cd e dvd, disponível através da Central de Programas no Ubuntu). Por padrão o Ubuntu já vem com um gravador de CD/DVD, mas eu gosto da interface amigável do K3B.
  • Devede DVD/CD Video Creator(software para conversão de arquivos de vídeo para o formato de Super CD ou DVD, também disponível através da Central de Programas no Ubuntu).
  • Arquivos de vídeo – seja a série de TV, seus arquivos pessoais ou um show gravado ou baixado da net.
  • Arquivos de legendas – se houver.

Um detalhe. De modo a não encorajar a pirataria, irei utilizar os arquivos de uma série chamada “Pioneer One”, uma série de ficção produzida com dinheiro dos colaboradores e distribuída na rede. Procure por eles em <www.torrentz.com> ou <www.minova.com> ou no site da série.

Como este programa de conversão permite vários canais de áudio e legendas, vou usar as legendas disponíveis no site <www.legendas.tv>, que distribui legendas em português e é gratuito, mas necessita de cadastro para fazer o download. Acesse e verifique.

Usuários mais criativos podem buscar arquivos em formato RMVB já dublados de suas séries preferidas. Arquivos RMVB costumam ter um tamanho inferior aos arquivos AVI, porém tem uma definição também inferior.

Instalação de Programas
Passo 0: Entre na Central de Programa do Ubuntu e instale o K3B e o Devede DVD/CD Video Creator. O processo de instalação irá necessitar da senha do administrador e necessitará haver conexão de Internet. À velocidade de 600 Kb a instalação não toma mais do que cinco minutos, entre download e instalação propriamente dita.

Passo 0.1: Crie uma pasta e ponha lá os arquivos de vídeo e legendas (se houver). Procure usar o mesmo nome para ambos, para facilitar a compreensão. Algo como “Pioneer One [1x01] – Piloto”, tanto para o arquivo de vídeo (que terá a extensão AVI), como para o arquivo de legendas (que terá a extensão SRT). Lembre-se que ao salvar os arquivos na mesma pasta com nomes semelhantes irá permitir que tanto o Windows quanto nossas distribuições GNU/Linux toquem o arquivo de vídeo com a legenda automaticamente no Reprodutor de Vídeo (Ubuntu) ou no Media Player (Windows).