Game of Thrones [1x09] – Baelor

O nono episódio da série de TV Game of Thrones produzida pelo canal por assinatura HBO baseada na série de sete livros de George R R Martin A song of ice and fire, certamente é o mais impactante.

Varys procura Eddard Stark na prisão e parece tentar convencê-lo de que o melhor é confessar uma traição (que não houve, lembre-se) a morrer. Varys revela ter conhecimento do segredo sobre a origem dos filhos de Robert, mas nunca quis contar nada ao rei, mesmo sendo ele o “senhor das aranhas”, responsável pelos boatos, fuxicos e segredos.

Numa sequência não mostrada Sansa consegue convencer o pai que aceita ir à praça pública dizer seu “crime”.

No norte Robb Stark assume o papel de líder militar e consegue unir o povo do norte, não sem antes enfrentar algumas pequenas insatisfações. Num plano ousado e trabalhando com a percepção errada de um espião infiltrado, divide seu exército de forma desigual enviando dois mil homens para a morte certa contra Lorde Tywin Lannister, enquanto enfrenta a tropa de Jaime Lannister, capturando-o.

Em função de ter salvo o Lorde Comandante, Jon Snow cai nas graças e recebe “de presente” o envio de Lorde Thorne para Porto Real, já que certamente os dois iriam enfrentar-se em algum momento. Além disso recebe uma bela espada de aço valiriano de presente – este real, físico.

A ferida de Drogo infecciona e Daenerys começa a ser questionada em sua liderança. Jorah Mormont teme pela segurança da khaleesi. A bruxa inicia um complexo ritual para salvar Drogo, começando pelo sacrifício de seu cavalo, um animal sagrado para os dothraki. Daenerys é empurada por Qoho, e este enfrenta Jorah que o mata. Infelizmente, Daenerys entra em trabalho de parto e tem que partilhar a mesma tenda em que está sendo feito o feitiço para salvar a vida de Drogo, algo que foi proibido.

Tyrion parte para a batalha com seu mercenário, as tribos do vale e seu pai, ele sobrevive para descobrir que estava certo sobre a estratégia de Robb Stark.

Arya no mercado descobre que a mão do rei irá à audiência pública, e vê o pai amarrado confessar a falsa traição. Apesar da clara opção sacientada por Cersei Lannister de manter o lobo preso, enviando Lorde Eddard Stark de volta para o norte sem posses e sem títulos, numa posição humilhante e ainda tendo que vestir o negro da Patrulha da Noite, Joffrey para surpresa de todos decide matar o nobre cortando-lhe a cabeça!

E assim o faz para surpresa do Conselho, de Cersei e as lágrimas de Sansa. No caminho para o cadafalso, Ned pede a um membro da Patrulha que resgate Arya. Este membro é Yoren, o mesmo patrulheiro que retornou com Tyrion da Muralha e chegou a semanas em Porto Real, avisando Ned Stark sobre a prisão do duende Lannister.

Ned é sacrificado no ato de loucura de Joffrey. O primeiro de muitos.