Pular para o conteúdo principal

Por onde passa o futuro dos quadrinhos no Brasil?, II: os scans (novamente)

Para quem não conhece scans é uma versão eletrônica das revistas em quadrinhos obtida com o escaneamento das páginas originais, gravação em formato JPEG/JPG e compactação com WinRAR ou Winzip, gerando os arquivos de extensão CBR (Comic Book – revista em quadrinhos em inglês – RAR) ou CBZ (Comic Book Zip). É possível fazer o mesmo uso com seus álbuns de fotos e conseguir uma melhor visualização para eles usando os programas leitores de CBR/CBZ.

Com a internet, uma revista lançada ontem nos EUA logo tem sua versão CBR/CBZ difundida, e logo grupos de pessoas baixam o arquivo, descompactam as imagens usando os mesmíssimos softwares de compactação e usando softwares de edição de imagens cortam os balões e recordatórios no original por versões traduzidas. Em seguida recompactam e distribuem a versão traduzida na rede.

Em função disto é fácil encontrar muito material inédito no Brasil em versões SCANS, alguns em versões sofríveis, outros em traduções e letreiramentos que fazem inveja às empresas especializadas. É possível encontrar facilmente as 102 edições de Fables, as 58 edições de Jonah Hex além de todo o material recente de Superman, Batman, Homem-Aranha, Vingadores, X-Men e todos os grandes eventos das editoras como A noite mais densa, O cerco, Invasão Secreta, Guerra Civil, O dia mais claro etecetera.

Mesmo material da Vertigo é facilmente encontrado, mas algumas séries como Transmetropolitan, um verdadeiro clássico, só tem 26 de suas sessenta edições traduzidas e Scalped, por sua proposta pouco usual, não encontra tradutores. Paradoxalmente Scalped é a série mais elogiada da revista impressa “Vertigo”.

O grande “oba” dos scans é permitir aos leitores acesso ao material sem pagar nada pela leitura (sim, o scan é algo à margem da lei, “feito de fã para fã”). Assim se o leitor já se decepcionou com “O fantástico personagem xis” na versão scan nem chega perto da versão impressa. Não é um sistema perfeito mas permite um filtro de qualidade um mercado cheio de títulos ruins.

Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…