Pular para o conteúdo principal

Legião dos Super-Heróis: A cólera de Mordru

Publicado originalmente em Adventure Comics # 369-370 (junho/julho de 1.968) com texto de Jim Shooter (um garoto na época, seria muito conhecido pelo seu período como editor chefe da Marvel Comics no fim dos anos 1970, início dos anos 1.980), lápis de Curt Swan e finais de Jack Abel.

Os Legionários Mon-El, Superboy, Dama Dupla e Penumbra fogem no tempo para não confrontar o terrível Mordru (cujo primeiro confronto com a Legião é relembrado por Mon-El).

Chegando em Pequenópolis se disfarçam como adolescentes. Mordru usa de artifícios para tentar revelar os disfarces mas não consegue, até que eles resolvem retornar ao século XXX (depois de enfrentarem gangsteres que queriam comissões do comércio local).

Mas antes do retorno Mordru materializa-se nos anos 1950, nossos heróis fogem e num processo de auto-hipnose esquecem as identidades secretas.

Mordru não se contêm e arranca Pequenópolis da Terra, o que faz Peter Ross (que conhecia o segredo do Superboy) e Lana Lang, na época legionária reserva (Rainha dos Insetos, um anel biogenético permitia a ele transformar-se em qualquer inseto) intervirem.

Os legionários recordam-se de suas identidades e enfrentam o feiticeiro, sendo derrotados e aprisionados.

Com o auxílio de um feitiço fogem e derrotam Mordru, enterrando-o novamente.

No retorno ao século XXX descobre que a sede estava intacta e a equipe tinha conseguido salvar-se.

Mordru, além de vilão clássico da Legião dos Super-Heróis é também persona non-grata nos arcos de Sociedade da Justiça da América. Veja o vilão no encontro entre Liga da Justiça, Sociedade da Justiça e Legião dos Super-Heróis (aqui) e depois nos arcos da série JSA Justiça seja feita (aqui), Príncipes das Trevas (aqui) e Perdido & Achado (aqui).

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

A Saga do Quarto Mundo: Novos Deuses, volume 1 e 2

Ponto central a Saga do Quarto Mundo em New Gods (Novos Deuses em português) temos as aventuras de Orion sozinho ou auxiliado por Magtron e humanos. A parceria entre um deus e humanos seria evocada novamente em Os Eternos (1.976-78) do mesmo Jack Kirby. Em ambas as séries, após a parceria inicial os humanos seriam abandonados.

Aqui a macro-trama é que na Terra o deus maligno Darkseid tem pistas de uma fórmula chamada equação anti-vida ao qual deseja com objetivos próprios. Orion, filho de Darkseid mas criado pelo benigno Pai Celestial, é o nêmese de seu pai e está destinado a matá-lo.

Além de New Gods a Saga do Quarto Mundo foi publicada nos primeiros volumes das séries Mr Miracle (Senhor Milagre), Forever People (Povo da Eternidade) e Superman Pal's Jimmy Olsen (a única que não foi criação original de Kirby).

Originalmente New Gods foi publicada em série bimestral com onze números (março de 1972- novembro de 1972).

Em 1984 a DC Comics re-editou a série original em The New Gods,…