Pular para o conteúdo principal

Software Livre: conceito

Software livre é um conceito antigo, embora não tenha sido cunhado um termo específico até a década de 1.980, visto que anteriormente o código para que as máquinas trabalhassem eram fornecidos pelas fabricantes das mesmas aos clientes, de modo que estes [os clientes] pudessem customizá-los para as suas necessidades.

Um dos primeiros feitos de relevância do empresário Bill Gates foi defender que o código, até então, praticamente livre, se tornasse segredo profissional - veja aqui.

Segundo (REIS, 2003) “a redistribuição e o aprimoramento eram vistos como positivos, e o software geralmente era fornecido com o seu código-fonte, mesmo que as licenças não resguardassem explicitamente a liberdade”.

Bill Gates e a indústria obtiveram sucesso e gradualmente na década de 1.980 as licenças restritivas ganharam espaço, e então (REIS, 2003): “o software fornecido, que até então era visto como uma combinação de código-fonte com código executável, passou a significar apenas o executável”.

--------
(REIS, 2003)
Christian Robottom Reis, Caracterização de um Processo de Software para Projetos de Software Livre, disponível em acesso em 19 de janeiro de 2.008 às 20:31, Dissertação apresentada ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional, São Paulo, 2003.

Postagens mais visitadas deste blog

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas porque há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas porque ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.
Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.
Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.
A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.
Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.
Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.
Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.
Após enterrar uma bomba de hidrogênio…

EaD: Como estudar sozinho em casa

Árvore genealógica do Superman

Em Krypton Chronicles, uma série que contava a história dos ancestrais de Kal-El a DC publicou a árvore genealógica abaixo.

Divirta-se!