Pular para o conteúdo principal

Astro City & Kurt Busiek

Sou um dos maiores fãs de Kurt Busiek e vejo sua obra com bons olhos. Ele é um NERD com letras em maiúsculo por que conhece toda a cronologia possível das editoras norte-americanas e está na indústria desde os anos 1.980. No Brasil seus primeiros trabalhos foram uma história de suporte para a série do Lanterna Verde e um arco pequeno encontro entre Liga & Sociedade da Justiça, o arco Family Crisis (1984, veja aqui).

Funcionário da Marvel Comics, foi Busiek que sugeriu à alguem uma solução para o retorno de Jean Grey, quando do início da série X-Factor (1986). Naquele mesmo ano escreveu e Trina Robbins desenhou uma série da Mulher Maravilha da Era de Ouro para a DC Comics.

Seu primeiro trabalho famoso foi a série Marvels (1994) pintada por Alex Ross. O pintor ficou mais famoso, mas isso não impediu da dupla continuar a amizade. Busiek fez mais algumas séries para a Marvel e lançou pelo selo Homage da WildStorm – então parceira da Image – a série KURT BUSIEK'S ASTRO CITY, uma minissérie em seis partes.

O sucesso da série o encorajou a iniciar uma série regular com o mesmo nome. Porém cuidando das séries Homem de Ferro (1998) e Vingadores (1998) da Marvel e uma doença intestinal, a série é conhecido por ter uma grade de publicação bem lenta.

Busiek foi escritor da série dos Vingadores durante cinco anos e produziu um material de excelente qualidade, em especial por causa da parceira com o artista George Pérez nos dois primeiros anos e Alan Davis a partir do terceiro.

Durante este período, o autor fez The Defenders (2001, com Erik Larsen) e Power Company (2002, para a DC Comics), mas a exposição de seu detalhismo e conhecimento de cronologia em Vingadores o colocou em posição de escrever o melhor encontro entre as editoras Marvel e DC Comics: Liga da Justiça/Vingadores (2003), desenhada por Pérez. Uma série magnífica!

A agenda apertada e a doença o fizeram abandonar temporariamente a sua própria série no final do século passado. Após isso, ASTRO CITY retornaria em minissérie com ASTRO CITY: LOCAL HEROES (2003) e a longa ASTRO CITY: DARK AGE, que tem quatro volumes de quatro partes. O o primeiro Dark Age é 2005, o segundo 2007 e o terceiro 20009.

Em 2002/03, Busiek ajudou a relançar Conan pela Dark Horse e após três anos assinou um contrato de exclusividade com a DC Comics, produzindo durante este período Superman – o período após Crise Infinita – e posteriormente a série Trindade (2008/2009), uma decepção ao meu ver. A Panini está encerrando a publicação desta série por aqui.

Atualmente está publicando do último arco de DARK AGE.

Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…