O retorno do Gavião Negro

Com prelúdio na edição #22 de JSA, a trama oficialmente se desenrola nas edições 23-25 da série. O texto é de David Goyer & Geoff Johns, a arte de Rags Morales, Buzz e Sadowski (desenhista do arco em si) e com final de vários.

Há alguns anos em 1.994, durante o evento Zero Hora, a Mulher Gavião (Shiera Saunders Hall), o Gavião Negro (Carter Hall) e o alienígena thanagariano Katar Hol (também com o apelido de Gavião Negro) se fundiram a um deus-falcão.

A Mulher Gavião morreu no processo e Katar começou a agir como Gavião Negro. Os roteiristas que já tinham uma Mulher-Gavião nas séries Hawkworld volume 2 & Hawkman volume 3 se livraram da heróina e fundiram Katar – Carter e o deus-gavião.


Infelizmente era uma época de histórias fortes desnecessárias. Katar tornou-se muito impopular e teve sua série cancelada.

Gavião Negro, um dos personagens mais antigos da DC Comics, ficou anos no que chamamos de limbo editorial sem novas histórias para sustentar sua própria lenda.

A história deste arco é simples. Enquanto Kendra refuta ser a reencarnação da amada de Gavião Negro, descobre que tem um papel importante na reencarnação de Carter Hall ela é transportada para Thanagar na estrela Polaris para auxiliar neste processo.

E enquanto às memórias da moça a explicação mais aceita hoje pelos leitores é que a tentativa de suicídio de Kendra atrapalhou a reencarnação de Shiera, deixando-a com memórias distorcidas da Mulher-Gavião original – a Hawkgirl, lembre-se que a Hawkwoman é Shayera Thal da série Hawkworld.

Até a conclusão da série A noite mais densa era aceito de um modo geral que Kendra Saunders não era a reencarnação de sua tia-avô. Como Carter e Kendra são personagens centrais da série quinzenal O dia mais claro, acredita-se que possa haver alguma mudança de status durante a série.

A história – primeira da série SJA a ser publicada no Brasil, mas não a primeira com a equipe já que a edição do evento Mundos em Guerra já havia sido publicada pela Ed. Abril – é dividida entre a coleta de informações de Sand sobre Kendra, as reflexões da própria com Zauriel – um anjo – e a simpatia da equipe por sua dor. Porém, ao final a garota é transportada para Thanagar.

Na parte inferior das páginas Flash, no passado, recebe informações de Nabu (Sr. Destino), Teth Adam (Adão Negro) e Khufu (Gavião Negro) e descobre que o herói irá retornar.

Veja que não há complicações demasiadas. A presença de Teth Adam no passado com Khufu e Nabu facilita que Adão Negro seja aceito no presente. A versão de que ele era vilão em função do descendente ruim (Theo Adam) passa a ser muito viável. Mas devemos refletir o seguinte: matar na época de Khufu era uma solução bastante razoável e talvez Adão Negro seja justo, realmente; mas ainda seja um “super vigilante do tipo de justiça com as próprias mãos”.

A visita de Flash faz com que se estabeleça a mitologia mais comum do Gavião Negro: faraó que teve acesso à tecnologia extraterrestre e o contato com um tipo específico de metal (o metal enésimo) faz com que sua alma e de sua amada continue reencarnando na Terra ao longo dos séculos. Com a reencarnação vem uma maldição: o casal morreria nas mãos de um sacerdote maligno que também passaria pelo mesmo processo, sendo sempre o responsável pela morte dos Campeões Alados.

Na edição seguinte também se confirmar de Paran Katar – pai de Katar – realmente esteve na Terra como espião e fez ligações com o Gavião Negro, confirmando eventos de Hawkworld Annual #01, já publicado no Brasil. De um modo geral neste anual descobre-se que Paran esteve na Terra no início da década de 1.940 e influenciou na pesquisa de Carter Hall sobre um metal com propriedades para anular a gravidade – o metal enésimo.