Injustiça seja feita

Este arco se estende das edições JSA #16-20, com epílogo na #21. Com texto de David Goyer & Geoff Johns, lápis de Stephen Sadowski e finais de Michael Bair, é um dos arcos mais emocionantes da série que neste momento já se consolidava como uma referência no mercado.

A trama bem movimentada não tem nenhuma complicação. Meses antes, Johnny Pranto roubou uma amostra do Rei das Lágrimas dos laboratórios da SJA, agora ele retorna com a Sociedade da Injustiça – formada por Geomancer, Vespa Assassina, Flash Reverso/Rival (Edward Clariss), Geada, Tigresa, Shiv, o druida Blackbriar Thorn e Pensador (uma IA que um dia foi Cliff Devoe) – que ataca a equipe de heróis em sua sede, enquanto Flash, Pantera e Sand enfrentam parte dos vilões externamente.

Sr. Incrível lacra a sede, divide os heróis e vilões e tenta operar o Lanterna Verde, ferido por madeira, durante a luta e Pantera faz um contato com Adão Negro, que finge simpatizar com a proposta de Johnny Pranto, mas deseja retormar seu papel de herói.

Em vários momentos a equipe é dividida de modo a enfrentar vilões que revalizam com suas capacidades, como a batalha entre Flash e Flash Reverso – um vilão de Flash Comics #104 e não o Professor Zoom, mais conhecido. Numa trama de cinco partes normalmente as duas primeiras apresentam os vilões e a derrota dos heróis e esta não foge à regra. Mas o faz com qualidade de texto o que produz a diferença.

Os heróis conseguem inverter a situação, enfrentar os invasores e seguir para o combate com Pranto que está trazendo uma criatura chtuluniana para a Terra. Outros obras em quadrinhos falam de criaturas assim. Veja The Authority/Planetary, Hellboy e versão Ultimate Marvel para a chegada de Galactus e se recordará. Por erro alguns humanos adoram estas criaturas como “deuses” e acreditam que o correto é abrir um portal entre as dimensões para que estes seres venham para cá.

Pranto, no entanto, não é um inimigo recente da SJA, já enfrentou a equipe em, no mínimo, duas oportunidades, sendo até desmaterializado por um mecanismo acionado por Sandy, mas retornou com novos poderes e capturou heróis de uma equipe secundária (a qual pertencia o Scarab, coadjuvante do primeiro arco). Ele usa uma terno e uma máscara fina que sobrevoa no nada. Ao afastar a máscara do rosto invisível a pessoa “vê” uma energia que o mata, ou seja, levemente semelhante à aplicação dos poderes do Pirata Psíquico, só que Pranto não manipula as emoções.

Pranto e o Rei das Lágrimas foram no passado derrotados graças a interferência do todo-poderoso Espectro (lembre-se de Monstro do Pântano – Gótico Americano para lembrar a postura do espírito da vingança contra ameaças que realmente estejam em seu nível de poder). Atualmente Pranto injeta os vestígios do Rei das Lágrimas em Scarab e faz renascer o monstro em nosso dimensão. Scarab apareceu no primeiro arco da SJA – Justiça seja feita (aqui) e teve uma série limitada de oito partes entre 93/94 pelo selo Vertigo.

Johnny Pranto conta com o fato de que Espectro, ausente da equipe que integrava nos anos 1.940, não vá ajudar aos heróis agora.


Enquanto isto tudo está acontecendo, Flash convoca JJ Thunder e o gênio Relâmpago para auxiliar a equipe, Hector/Sr Destino afastado da batalha descobre que uma indigente no hospital é Lyta Trevor, Kendra Saunders tem vislumbres de memórias ascentrais de Chayra amada do Gavião Negro, monstros invadem a cidade e finalmente chega o Espectro – agora fundido à Hal Jordan desde o evento O retorno do herói/O dia do julgamento.

Espectro é derrotado nas última páginas da edição 19 para criar tensão para a conclusão na edição seguinte.

Dr Meia-Noite, seguindo um plano de Sand (que está aprisionado por Johnny), consegue derrotar Pranto, enquanto após a desistência do Espectro em enfrentar o monstro – ele não tem alma a ser punida – Sr. Incrível faz um plano que irá criar um acelerador de partículas com Flash e Adão Negro.

O truque funciona, mas Flash vai ao passado onde encontra-se com Khufu, Nabu e Teth Adam!

Na edição #21, o epílogo, Adão exige que Sand o aceite na equipe, ao qual ingressará em fase de testes. Sand pressiona Kendra para conseguir respostas sobre o passado da moça, afinal ela admite ter matado pessoas!

Pantera questiona o Vespa Assassina sobre o sequestro de seu filho anos antes. O herói boxeador deseja saber que o atual Vespa é seu filho geneticamente modificado pelo Vespa original. O vilão nega. Ted Grant, o Pantera, sempre foi apresentado como o simpático tio, mas nota-se que a intensão é deixar claro que uma família faz falta ao herói. A questão do Vespa não seria mais tocada na série principal e a questão familiar retornaria no primeiro arco de Justice Society of America volume 3.

Bones questiona Esmaga-Átomo sobre a presença de Hank Hall nos destroços do avião explodido pelo Kobra. É uma maneira do autor ressaltar as modificações de Albert e seu endurecimento para um modelo “justiça com as próprias mãos”. Estaria o nobre Rothstein tornando-se um justiceiro e obscurecendo a trajetória de seu padrinho Átomo (Al Pratt)?

Kendra se aconselha com o anjo Zauriel – das histórias da Liga da Justiça, um anjo que abanou o posto por se apaixonar com uma humana – que confirma o quê ela teme: ela é a reencarnação da amada de Khufu e a verdadeira Kendra Saunders está morta!