O conquistador do futuro

A trama de viagem no tempo começa na edição # 41 de JSA e segue até a edição #44 com argumento de Goyer & Johns, lápis de Kirk e finais de Champagne.

Rex Tyler – o Homem-Hora II – tem um flashforward do ataque do Barax Negro à sede das Indústrias Tyler e convoca a equipe para proteger o local.

David Goyer criador do conceito de flashforward, um flash de memória de algo que irá acontecer é o responsável pela série de TV Flashforward (2009/10), cancelada após uma única temporada.

Hector Hall finalmente vai ao Mundo das Jóias para descobrir uma pista que liberte sua amada, Lyta, em coma há meses e lá encontra o Lasca e o responsável para confecção do amuleto de Nabu. Tudo não passa de um jogo para confudi-lo e desesperado em libertar Lyta, Hector não percebe.

Durante a derrota de Barax, o mecanismo propulsor de sua nave é acionado e inadvertidamente ele leva Capitão Marvel, Sr Incrível e Mulher-Gavião para uma viagem no tempo cuja primeira parada é em 1.944, encontrando com o primeiro Sr. Incrível – Terry Sloan.

Sloan, graças à sua grande inteligência, rapidamente descobre que os heróis são do futuro e os auxilia a derrotar o Barax Negro, com a ação de campo dos Combatentes da Liberdade. Sloan usa a referência ao paradoxo do avô para fazer o vilão do futuro desistir de seu ataque. O tal paradoxo diz que se hipoteticamente uma pessoa voltar no tempo e matar seu avô ela não existirá no futuro, anulando sua própria realidade.

Hipoteticamente, é claro. Mas no cinema veja a série De Volta para o Futuro, uma trilogia cujo primeiro episódio acabou de completar 25 anos de lançamento.

Barax está derrotado, mas temos que libertar o Capitão que ficou preso nas engrenagens da nave e a viagem dos heróis do presente continua ao Egito, durante a 15ª Dinastia onde os três heróis na aliam a Teth Adam – o Adão Negro –, ao Príncipe Khufu – o Gavião Negro –, a princesa Chay-Ara – a Mulher-Gavião - e Nabu - o Sr. Destino - para enfrentarem Vandal Savage e a versão local do Metamorfo.



Ironicamente no jogo de empurras que virou a história de Kendra Saunders ser ou não a verdadeira e definitiva encarnação de Chay-Ara naquele momento a equipe preferiu apontar as semelhanças entre as mulheres.

A história serve para aproximar Capitão de Adão Negro e nos fazer perceber que a seu modo, Teth é um herói, porém com a moralidade de alguém que viveu e sofreu no Egito. É graças à ele e ao Capitão que o deus Rá retira os poderes da versão local do Metamorfo (Ahk-Ton) e devolve Savage à infância, resolvendo definitivamente a questão.

Uma explicação adicional: enquanto a pronúncia de SHAZAM por Billy Batson lhe dá os poderes de deuses e heróis grecos romanos, sua irmã, Mary, recebe os poderes de deusas grecos romanas e Teth Adam de deuses egípcios.

Apesar das diferenças entre o atual Adão e o Capitão, é ele que fica com a missão de libertar os heróis de um sono milenar. Nabu, usando magias põem os três heróis para dormir até o presente, quando são acordados por Adão, que honra a promessa. Adão explica as perdas que passou após aquele encontro com os heróis e diz não ser mais inimigo de Billy, porém, também não consegue ser amigo dele. É uma extensão do conflito de filhos que desejam a atenção e as graças de seu pai. O papel do pai, aqui seria do Mago e os filhos seriam o rebelde Teth – amoral, violento e disposto a submeter sua visão de mundo – e do inocente Billy – carola, sábio e crente da certeza de suas escolhas.

A trama de Hector finalmente se conclui – em parte – com a quebra do encanto de sono de Mordru para descobrir que havia um segundo encanto, este de ocultamento, também quebrado. A moça ocultada e dormindo sob a pele de Lyta Hall era, na verdade, Dawn Granger, a Columba!

Quais são as pretensões de Mordru?