Darkness Falls

A edição #05 de SJA não é uma grande história. Ressalta a condição especial de Sand. No final da Era de Ouro, o sidekick do Sandman tornou-se um monstro de silício e ficou aprisionado numa cela de veludo durante décadas (veja aqui). Durante a série SJA ele será apresentado como um líder confiável, ainda que emocionalmente vinculado à Mulher-Gavião, utiliza uma versão da clássica arma de gás que lembra areia, tem controle sobre seus átomos podendo transportar-se via terra para qualquer ponto do globo – semelhante ao Monstro do Pântano – e ainda tem pesadelos com crimes até solucioná-los, herança de Wesley Doods.

Em 2006 com o lançamento do volume 3 da série Justice Society of America passa a chamar-se oficialmente Sandman e ganha mais espaço na série, mas realmente nunca esteve entre os personagens de maior destaque.

A edição 6estréia oficial de Geoff Johns como co-autor que substituiria James Robinson e continuaria a parceira com David Goyer – mostra a inauguração da sede da equipe, o acompanhamento constante de Sr. Bones – do DOE – e retorna com Adão Negro.

Personagem originário na Fawcett Comics no universo do Capitão Marvel (SHAZAM), Adão Negro (Teth Adam) enfrenta a equipe. Meses depois revela-se que ele não é maligno. Um tumor no cérebro de seu descendente que realmente era maligno impediu que sua verdadeira natureza aflorasse. O DOE recolhe o vilão derrotado e irá operá-lo.

O arco Darkness Falls (edições #7-9) é significativo. O Lanterna Verde Allan Scott (naquele momento ainda usando o nome “Sentinela”) tinha tido dois filhos com a vilã Espinho. Ele só descobriu isto anos depois durante os eventos da série Corporação Infinito.

As crianças, futuramente os heróis Jade & Manto Negro, foram entregues à adoção e o garoto sofreu mal-tratos nas mãos do pai-adotivo Jim Rice. Manto Negro já havia tido problemas para controlar sua energia negra e aqui influenciado por Ian Karkull (veja aqui) usa seus poderes para absorver e controlar pessoas. Em certo momento cria uma grande área negra onde domina todas as pessoas e os heróis tem que adentrar para conseguir enfrentá-lo. Manto traí Karkull absorve todos os poderes dele e eclipsa todo o planeta!

Allan Scott traz para si a obrigação de derrotar seu filho e consegue chegar próximo disto, porém, derrotado, Manto Negro desaparece nas sombras. Ele retornaria no arco Príncipes das Trevas.

Com a chegada de Johns há espaço para o desenvolvimento personagens. O novo Sr. Destino tenta aproximar-se de Kendra Saunders – a Mulher-Gavião, teoricamente uma reencarnação de sua mãe -, Dr. Meia-Noite (um médico que enxerga outras ondas de radiação) passa a fazer parte da equipe inicialmente interessado em Canário Negro – na época o Arqueiro Verde ainda estava morto – e quando Manto Negro envolve os heróis alguns tem pesadelos, entre eles Mulher-Gavião que lamenta a morte de um homem por sua responsabilidade, dando espaço para tramas futuras.


Enquanto a SJA retorna para casa Pantera, que havia tido o braço quebrado por Mordru no arco anterior, enfrenta sozinho a nova Sociedade da Injustiça comandada por Johnny Pranto (edição #10). Enquanto os membros da equipe de vilões enfrentam o boxeador, Pranto apropria-se de um frasco escrito “Rei das Lágrimas”. Somente o vilão foge não revelando seus verdadeiros objetivos.