Kobra/A caçada ao Extemporâneo

No arco seguinte a equipe divide-se temporariamente. Kobra inicia uma série de atentados terroristas e sequestra o herói Maser (Onda Aérea II, primo de Hal Jordan) usando-o para chantagear o mundo – o rapaz tem controle sobre ondas eletromagnéticas. Durante o ataque ele destrói o avião em que a mãe do Esmaga-Átomo (Albert Rothstein) viajava. Sr Bones, do DOE, pede que a equipe aprisione o vilão explorando a comoção gerada pela morte da mãe de Albert.

Mas esta não é a única trama. Extemporâneo (Hank Hall, o Rapina que tornou-se o vilão Monarca e durante Zero Hora aprendeu a manipular o tempo assumindo a nova identidade) reinicia sua tentativa de construir o universo conforme sua concepção usando o Worlogg e assim resgatar a sua amada Columba. O vilão, caso não se recorde, é responsável por envelhecer novamente a equipe e pelo assassinato de Átomo, Dr. Meia-Noite e Homem-Hora durante o evento de 1.994.

Em função desta divisão a equipe chama os reservas que são Dr. Meia-Noite (o atual), Mulher-Maravilha (Hipolita, a mãe de Diana) e Starman (Jack Knight). Ao chegar à Ilha dos Falcões Negros que o Kobra domina, os heróis encontram o Sr. Incrível – um herói que já havia aparecido na série. O herói negro que não aparece em aparelhos eletrônicos, auxilia a equipe a conter Kobra e libertar Onda Aérea. Esmaga-Átomo quase mata Kobra pelo assassinato de sua mãe, mas é controlado pela equipe.

De volta à sede os heróis são surpreendidos pela chegada de Metron (dos Novos Deuses) no galeão de Homem-Hora o que realmente nos vela ao arco A caçada ao Extemporâneo (#13-15). Metron revela que a divisão da SJA que seguiu a pista do vilão foi derrotada e os heróis seguem para a dimensão criada por Extemporâneo. Para conseguir pistas sobre a localização de seus colegas e como derrotar alguém com os poderes de Extemporâneo, a parte da equipe que havia enfrentado convence Sr. Destino a pedir orientação à Mordru, uma idéia no mínimo estranha, já que o mago queria vê-lo morto.

O vilão fornece a informação mas começa a manipular Hector sobre o paradeiro de Lyta, sua esposa e mãe de Daniel, o Sonho que substituiu Morpheus.

Com a pista concedida por Mordru a SJA encontra uma maneira de derrotar o vilão que havia apropriado-se do Worlogg – veja DC Um Milhão e Homem-Hora para maiores detalhes. Derrotado Extemporâneo tenta escapar mas Esmaga-Átomo convence Metron a enviar Hank para o momento da explosão do avião, substituindo sua mãe. A história é narrada pela Sideral anos no futuro e aparentemente já casada por Esmaga-Átomo, explicando que foi o início de uma época de escolhas difíceis para Albert.

Starman, Hipólita e Homem-Hora abandonam a equipe.