Martian Manhunter volume 2, II: Anéis de Saturno

O segundo arco se inicia com Cameron Chase, agente do D.O.E (e com série própria e inédita por aqui, chamada Chase) tentando concluir a investigação do assassinado de Karen Smith, parceira de John Jones que foi assassinado por Maléfico no primeiro arco. Chase era subordinada ao diretor Bones, personagem que surgiu na série Corporação Infinito e mais recentemente esteve ligado à histórias da Sociedade da Justiça da América.

Numa das entrevistas, Chase chega a Beatriz da Costa, a heróina brasileira Fogo, ex-agente do SNI e ex-membro da Liga da Justiça Internacional na fase cômica. Beatriz mostra que sente rancores em relação à J'Onn especialmente em função do alienígena ser bem aceito na sociedade brasileira e até ter série em quadrinhos por aqui. Num erro crasso Ostrander diz que a série em quadrinhos do Caçador de Marte no Brasil é “El Hombre Verdade”, cujo significado o autor acreditava ser “o homem verde”. Assim, fica estabelecido que J'Onn era ativa no Hemisfério Sul do planeta Terra, deixa claro que “El Hombre Verdade” era apenas uma maneira dos locais se referirem à “Caçador de Marte”, já que ele não produz um novo uniforme e que Ostrander, assim como Grant Morrison e Chris Claremont não se aprofundam em pesquisas para retratar uma sociedade complexa e com quase 200 milhões de habitantes antes de escreverem sua história. Tudo se resume ao fato que numa sociedade latina e machista, uma heróina local é facilmente substituída por um forasteiro. Assim, basta mostrar o Pão de Açúcar ou fazer referência à Floresta Amazônica ou favelas que está tudo bem.

A história se concluiria na 17ª edição, quando Bones chantageia J'Onn: manteria em segredos suas identidades desde que o marciano entregasse a ele as identidades de todos os membros da Liga da Justiça. J'Onn se recusa e as identidades são reveladas, mas a agente Chase, simpática ao caçador e sabendo de uma parceira entre ele e seu pai, anos antes na equipe Justiça Experiente, decide por conta e risco próprio manter algumas. Ela teria bons motivos para agir assim: Bones vendo a má repercussão da revelação informou que foi um ato desautorizado de uma agente do DEO.

É bom lembrar que anos depois nos eventos Contagem Regressiva para a Crise Infinita, Projeto Omac e Crise Infinita a questão das identidades voltaria à tona, quando um traidor infiltrado na comunidade meta-humana armazena estas informações para uso próprio, sendo descoberto por Besouro Azul II (Ted Kord).

De modo a dar continuidade à narrativa da colonização de Marte, Ostrander retorna ao planeta vermelho e mostra o Caçador ao lado da Legião dos Super-Heróis num planeta alienígena numa edição desenhada por Bryan Hitch (Os Supremos) com data de capa de outubro de 1.999. O texto não foge uma vírgula do padrão: empresa inescrupulosa quer terraformar o planeta, escondendo que o planeta tem habitantes não baseados em carbono 14. Quem conhece sci-fi já viu isto em Star Trek: The Next Generation. A edição era um detalhamento de parte da batalha contra o Enxame, já vista em Martian Manhunter # 1,000,000 de um ano antes e traz narrativas de três seres em Marte e da influencia do Caçador em suas vidas.

Mesmo com sua agenda própria J'Onn teve que participar dos eventos da DC como “Dia do Julgamento” (#12, novembro/1999, data de capa, no Brasil o evento chama-se “O retorno do herói”) – por sinal um resumo dos eventos da série até o momento. Nesta edição convocado por Cigana, dos tempos da Liga de Detroit, tem que enfrentar Gelo, Vibro, Gládio e Raposa Escarlate – membros de diversas fases da equipe, mortos. Após a participação no evento é que realmente começa o segundo arco da série chamado Anéis de Saturno, em quatro partes (#13-#16).

Neste arco, habitantes de Saturno (veja aqui) vem resgatar o Príncipe Jemm para que se case com uma princesa de uma étnia diferente – Jemm é vermelho e a Princesa é branca.

J'Onn se compromete em restaurar a capacidade intelectual de Jemm, comprometida por torturas e lavagem cerebrais da Gang da Injustiça e Maléfico, mas há um plano para impedir o casamento. Cabal, supostamente um saturniano branco, contratou um terráqueo chamado Horatio Destiny, que agora comanda Piratas Espaciais, para capturar Jemm e a Princesa Cha'Rissa e J'Onn, conseguindo iniciar o processo de recuperação do saturniano, prefere se metamorfosear e entregar-se com a princesa, ganhando mais tempo. Resgatados J'Onn e Cha'Rissa encontrou uma sociedade dividida e com interesses próprias em relação ao casamento.

Surge uma conspiração perpetrada por várias saturnianos para impedir o casamento real, sacrificando ambos os noivos, mas permitindo a paz. No processo J'Onn apaixona-se por Cha'Rissa, mas ao final do arco ela cumpre suas obrigações e aceita o casamento.