Martian Manhunter volume 2, I

Martian Manhunter volume 1 é uma minissérie de JM DeMatteis & Mark Badger já publicada no Brasil pela Editora Abril.

Já o volume 2 com direito a número “0” (zero) e 1,000,000 (um milhão) só teve publicada no Brasil a edição que faz cross-over com o evento DC Um Milhão, recém republicado pela Panini Comics.

Escrita por John Ostrander e desenhada por Tom Mandrake a série inicia explorando a relação de J'Onn J'Onzz, o Caçador de Marte, membro fundador da Liga da Justiça da América, com a equipe e com o Departamento de Operação Especiais – DOE, sob a ótica que o personagem é um alienígena e poderia ter uma agenda própria – por sinal uma temática bastante utilizada na série LJA e LJA: Ano Um.

No primeiro arco introduz diversas identidades de J'Onn pelo mundo e alguns vilões como Antares, Bette Noir – visualmente semelhante à Nocturna, personagem do universo de Batman – e Ma'Alefa'Ak (Maléfico), irmão-gêmeo de J'Onn e vilão do primeiro arco, que tortura Jemm, o filho de Saturno e age metamorfoseado de seu irmão para forçar o confronto entre Liga da Justiça e o Caçador de Marte.

Ostrander cria uma narrativa de um homem sozinho – o último de sua raça – procurando um lugar no mundo. Retorna várias vezes à Praga (doença que infectou os habitantes de seu planeta e destruiu os marcianos verdes criada em laboratório por Maléfico, como vingança), cita os marcianos brancos (etnia mais violenta de marcianos, expulsos do planeta para uma dimensão paralela após uma guerra civil) e dá espaço para as diversas identidades do herói. Em alguns momentos exagera como na edição 8, durante o primeiro arco, quando J'Onn arranca o braço e concentra sua capacidade intelectual e alma nele, deixando uma casca vazia – com o restante do corpo – morrer num incêndio. Na sequência regenera-se completamente a partir do braço.

A julgar pelo primeiro arco não impressiona.