Guia TV

Pobre de finanças, mas nem sempre de cultura – ou pelo menos pretendo, óh presunção! - namoro há meses uma TV destas grandes, mas fiz uma promessa: comprarei uma TV de plasma de 42” apenas quando o valor for R$ 1.400,00!

A cada semana vejo o formato aproximar-se do preço, mas fico perdido com siglas que aparecem como HDMI.

Então resolvi copiar de VEJA nº 2.162 de 28 de abril de 2.010 algumas explicações.

Entrada HDMI
O que é: um conector para transferência de dados de imagem e som, que circulam em um único cabo.
Para que serve: Para reproduzir filmes em Blu-ray, jogar video-game de última geração e exibir na TV o conteúdo do computador.

Entrada USB (Universal Serial BUS)
O que é: uma porta para a conexão de pen drives e discos rígidos (winchesters ou hard disks/HD) externos.
Para que serve: reproduz na tela o conteúdo armazenado por estes dispositivos – como músicas, fotos e vídeos. No entanto, alguns modelos reproduzem apenas músicas e fotos, informe-se no ato da compra.

Entrada para PC
O que é: por meia dela, pode-se ligar o computador ou o notebook diretamente no televisor.
Para que serve: a tela do tevê vira monitor de PC. Reproduz imagens e exibe arquivos e documentos. Para vídeos, é necessário ter também um cabo de áudio.

Progressive Scan
O que é: recurso que proporciona imagem mais nítica.
Para que serve: essa tecnologia altera a sequência da exibição das linhas que formam a imagem na tevê, tornando-a sensivelmente mais fiel.

HD Interno
O que é: nesta opção, o disco rígido (winchester, hard disk/HD) fica dentro do televisor.
Para que serve: para gravar programas no próprio aparelho, dispensando o gravador de DVD. Um HD de 160 gigabytes armazena treze horas de gravação em resolução máxima.

Conversor integrado
O que é: um decodificador que recebe sinal digital dos canais abertos.
Para que serve: com ele, é possível captar a imagem digital da TV aberta e assim dispensar a compra de um aparelho especialmente para cumprir esta função. Mas atenção: é necessário ter uma antena UHF acoplada ao televisor.

Frequência
O que é: o número de quadros por segundo que o processador do televisor consegue reproduzir.
Para que serve: quanto mais quadros por segundo, melhor a qualidade da imagem. A maioria dos televisores de LCD tem freqüência de 60 hertz, ou seja, exibe 60 quadros por segundo. Os televisores Full HD têm 120 ou 240 hertz – e ainda neste semestre serão lançados modelos de 480 hertz.

Contraste
O que é: a taxa de contraste define o número de tons de cinza existentes entre o preto e o branco
Para que serve: para dar sensação de profundidade à imagem. Quanto maior é a diferença de nuances entre o ponto mais claro e o mais escuro exibidos na tela, mais gradações de cores são visíveis. Os televisores de LCD convencionais possuem contraste de 50 mil a 100 mil variações entre os extremos de branco e preto. Os tevês de LED possuem taxa de contraste na casa dos milhões.

Acesso à Internet
O que é: permite acessar a rede com banda larga via cabo, sistema wi-fi ou ambos.
Para que serve: embora não seja possível navegar livremente pela internet, cada fabricante ofece um pacote específico de portais, como YouTube, Flickr, Twitter e canais de notícias. O controle remoto é usado como teclado.