Inimigo Público

Batman # 353 (novembro/1982)/Batman: Lendas do Cavaleiro das Trevas # 06 (2002), Opera Graphica e SuperPowers # 04, Editora Abril (fevereiro/1987) – Antes de mais nada, uma explicação: a Editora Abril usou parte das páginas 4, 5 e 6 em Superpowers # 04, que é exatamente a seqüência onde Arthur Reeves é questionada por Batman sobre quem lhe entregou a foto falsa.

O restante da edição, no entanto, só veio a ser publicada por aqui em 2002 e de certo modo ainda continua a ser uma fase obscura do personagem.

Grande parte do material de 1981 a 1987 está inédita no Brasil, coincidindo com o final do período EBAL e o início do período Abril. É bom lembrar que na primeira série de Batman (10 números) o homem-morcego não teve histórias inéditas, que só viriam a ocorrer em Superamigos.

Nesta aventura Coringa retorna e a polícia corrupta e sem a presença do ex-Comissário Gordon não avisa o homem-morcego.

Durante a destruição de parte da Estação Central de Gotham, temos um flashback de Vicky Vale, que tesmenhou a briga entre Thorne e Morton Monroe, que resultou no suicídio do segundo. Coringa rouba os explosivos para fazer um monumento na “Paliçadas de Nova Jersey” (uma hora de Gotham City) a sua homenagem, um rosto dele semelhante ao Monte Rushmore.

É um confronto simples que é ressaltado pela belíssima arte de José Luiz Garcia Lopez que foi artista convidado da edição.

A – Gerry Conway D – José Luiz Garcia Lopez F – Dan Adkins


Batman # 353, # 354, # 356 (1982)/Superpowers # 04, Editora Abril (fevereiro/1987) – A Editora Abril Jovem não publicou as edições Batman # 349 a 352 e a # 355, mas a trama é simples.

Rupert Thorne esteve enlouquecendo e foi mandando para o Asilo Arkham, onde segundo a narrativa ficou cerca de um ano.

Antes de ir, porém tomou posse das fotos de Vicki Vale, matando o editor dela. Ao descobrir que Bruce era Batman, enviou o Pistoleiro para matar Wayne, que é defendido na festa pelo Batman, fazendo cair por terra a tramóia, já que os dois aparecem para o público.

A edição então começa com Thorne sendo aterrorizado pelo fantasma de Hugo Strange, mas ele entra em contato com o Dr. Terrence Treze, que irá investigar a razão das aparições, e na edição # 354 decifra o mistério: alguém usou projeções holográficas e fitas gravadas para assombrá-lo.

Acreditando ser Pauling e Hill, Thorne os procura.

Batman procura Arthur Reeves para descobrir quem foi o responsável pela divulgação das fotos forjadas que apontavam que Batman era Jack Johnson. Reeves declara que foi Thorne o responsável.

Batman se encontra com Gordon, Jason Bard e Vicki Vale, e a fotógrafa pede desculpas por ter envolvido Batman e Bruce Wayne, mas aponta a foto que prova a responsabilidade de Thorne no suicídio do editor Morton Monroe.

Ao visitar o Pistoleiro na prisão, Batman descobre que o diretor foi o responsável por tê-lo libertado, e então decide auxiliar na fuga, tornando-se um fora da lei!

Na fuga, Floyd Lawton, confessa para Batman o envolvimento de Thorne e Pauling, e o detetive o droga com gás mantendo-o preso na caverna.

Batman aparece na Prefeitura, mas não consegue provas incriminatórias com Pauling e Hill, que não acredita ter sido uma boa idéia tornar Batman inimigo público da cidade.

Enquanto Bruce tem uma bala extraída de seu corpo por Alfred, Dick usando o uniforme de Batman assusta Thorne, que desesperado mata Pauling na prefeitura. Na confusão Batman aparece e Hill avisa-o que irá devolver seu status de agente especial.

Ao longe, em uma limusine, Hugo Strange ri!

Detective Comics # 520 (1982) / Superpowers # 04, Ed Abril (fev/1987) – Concluindo uma longa trama que envolveu Rupert Thorne, Hamilton Hill, Peter Pauling, Vicki Vale e Batman, finalmente descobrimos que Hugo Strange está realmente vivo e ele droga Bruce Wayne para levá-lo para uma cópia da Mansão Wayne onde o milionário irá enfrentar cópias robóticas de Robin e Alfred que tentam matá-lo, até o momento do confronto final entre Batman e Strange (que fez a barba e está usando o uniforme de Batman, deixando claro sua fixação).

A – Gerry Conway D – Don Newton F – Alfredo Alcala & Dick Giordano (Detective Comics)
Tecnologia do Blogger.