Pular para o conteúdo principal

Inimigo Público

Batman # 353 (novembro/1982)/Batman: Lendas do Cavaleiro das Trevas # 06 (2002), Opera Graphica e SuperPowers # 04, Editora Abril (fevereiro/1987) – Antes de mais nada, uma explicação: a Editora Abril usou parte das páginas 4, 5 e 6 em Superpowers # 04, que é exatamente a seqüência onde Arthur Reeves é questionada por Batman sobre quem lhe entregou a foto falsa.

O restante da edição, no entanto, só veio a ser publicada por aqui em 2002 e de certo modo ainda continua a ser uma fase obscura do personagem.

Grande parte do material de 1981 a 1987 está inédita no Brasil, coincidindo com o final do período EBAL e o início do período Abril. É bom lembrar que na primeira série de Batman (10 números) o homem-morcego não teve histórias inéditas, que só viriam a ocorrer em Superamigos.

Nesta aventura Coringa retorna e a polícia corrupta e sem a presença do ex-Comissário Gordon não avisa o homem-morcego.

Durante a destruição de parte da Estação Central de Gotham, temos um flashback de Vicky Vale, que tesmenhou a briga entre Thorne e Morton Monroe, que resultou no suicídio do segundo. Coringa rouba os explosivos para fazer um monumento na “Paliçadas de Nova Jersey” (uma hora de Gotham City) a sua homenagem, um rosto dele semelhante ao Monte Rushmore.

É um confronto simples que é ressaltado pela belíssima arte de José Luiz Garcia Lopez que foi artista convidado da edição.

A – Gerry Conway D – José Luiz Garcia Lopez F – Dan Adkins


Batman # 353, # 354, # 356 (1982)/Superpowers # 04, Editora Abril (fevereiro/1987) – A Editora Abril Jovem não publicou as edições Batman # 349 a 352 e a # 355, mas a trama é simples.

Rupert Thorne esteve enlouquecendo e foi mandando para o Asilo Arkham, onde segundo a narrativa ficou cerca de um ano.

Antes de ir, porém tomou posse das fotos de Vicki Vale, matando o editor dela. Ao descobrir que Bruce era Batman, enviou o Pistoleiro para matar Wayne, que é defendido na festa pelo Batman, fazendo cair por terra a tramóia, já que os dois aparecem para o público.

A edição então começa com Thorne sendo aterrorizado pelo fantasma de Hugo Strange, mas ele entra em contato com o Dr. Terrence Treze, que irá investigar a razão das aparições, e na edição # 354 decifra o mistério: alguém usou projeções holográficas e fitas gravadas para assombrá-lo.

Acreditando ser Pauling e Hill, Thorne os procura.

Batman procura Arthur Reeves para descobrir quem foi o responsável pela divulgação das fotos forjadas que apontavam que Batman era Jack Johnson. Reeves declara que foi Thorne o responsável.

Batman se encontra com Gordon, Jason Bard e Vicki Vale, e a fotógrafa pede desculpas por ter envolvido Batman e Bruce Wayne, mas aponta a foto que prova a responsabilidade de Thorne no suicídio do editor Morton Monroe.

Ao visitar o Pistoleiro na prisão, Batman descobre que o diretor foi o responsável por tê-lo libertado, e então decide auxiliar na fuga, tornando-se um fora da lei!

Na fuga, Floyd Lawton, confessa para Batman o envolvimento de Thorne e Pauling, e o detetive o droga com gás mantendo-o preso na caverna.

Batman aparece na Prefeitura, mas não consegue provas incriminatórias com Pauling e Hill, que não acredita ter sido uma boa idéia tornar Batman inimigo público da cidade.

Enquanto Bruce tem uma bala extraída de seu corpo por Alfred, Dick usando o uniforme de Batman assusta Thorne, que desesperado mata Pauling na prefeitura. Na confusão Batman aparece e Hill avisa-o que irá devolver seu status de agente especial.

Ao longe, em uma limusine, Hugo Strange ri!

Detective Comics # 520 (1982) / Superpowers # 04, Ed Abril (fev/1987) – Concluindo uma longa trama que envolveu Rupert Thorne, Hamilton Hill, Peter Pauling, Vicki Vale e Batman, finalmente descobrimos que Hugo Strange está realmente vivo e ele droga Bruce Wayne para levá-lo para uma cópia da Mansão Wayne onde o milionário irá enfrentar cópias robóticas de Robin e Alfred que tentam matá-lo, até o momento do confronto final entre Batman e Strange (que fez a barba e está usando o uniforme de Batman, deixando claro sua fixação).

A – Gerry Conway D – Don Newton F – Alfredo Alcala & Dick Giordano (Detective Comics)

Postagens mais visitadas deste blog

EaD: Como estudar sozinho em casa

Lost – A sexta temporada: Um resumo bem pessoal de Lost, até o episódio 9 da sexta temporada.

Existe uma ilha com propriedades magnéticas e místicas. Magnéticas por que há um contador da energia que se acumula na ilha. E místicas por que ela possui um mecanismo que pode ser utilizado para alterar sua posição no tempo e espaço.

Dois seres habitam esta ilha. Um deles, Jacob, está impedindo que o outro, ainda sem nome, saia.

Jacob pode sair da ilha e pode atrair pessoas para lá.

A função de Jacob é impedir que o outro saia da ilha. O segundo deseja matar Jacob para poder sair.

Este segundo pode se tornar uma fumaça escura que agrupada pode se tornar pessoas – geralmente entes queridos mortos – ou ser usada para destruição. Durante muitos anos, nós expectadores, achávamos que era nano-tecnologia que tem conceito semelhante.

Em 1.867 um navio chega a ilha trazendo Ricardo que se tornará agente externo de Jacob. Ricardo se torna imortal graças aos poderes de Jacob.

Um núcleo de pessoas sempre habitou a ilha. Possivelmente atraídos por Jacob. Sempre.

Após enterrar uma bomba de hidrogên…

O único animal, Luís Fernando Veríssimo

O homem é o único animal...
...que ri
...que chora
...que chora de rir
...que passa por outro e finge que não vê
...que fala mais do que papagaio
...que está sempre no cio
...que passa trote
...que passa calote
...que mata a distância
...que manda matar
...que esfola os outros e vende o pêlo
...que alimenta as crias, mas depois cobra com chantagem sentimental
...que faz o que gosta escondido e o que não gosta em público
...que leva meses aprendendo a andar
...que toma aula de canto
...que desafina
...que paga pra voar
...que pensa que é anfíbio e morre afogado
...que pensa que é bípede e tem problema de coluna
...que não tem rabo colorido, mas manda fazer
...que só muda de cor com produtos químicos ou de vergonha
...que tem que comprar antenas
...que bebe, fuma, usa óculos, fica careca, põe o dedo no nariz e gosta de ópera
...que faz boneco inflável de fêmea
...que não suporta o próprio cheiro
...que se veste
...que veste os outros
...que despe os outros
...que só lambe os outros
...que tem cotas de emigração
...qu…