Crisis at Earth X

Antes uma explicação.

Quando a DC Comics adquiriu os direitos dos personagens da Quality Comics foi criado uma história onde explicava que eles residiam na Terra X, que veio a juntar às Terras 1, 2 e 3 de então. O X era uma alteração do nome original que era Terra (Suástica).

Na história todos os personagens da Quality Comics haviam morrido no futuro apresentado por uma história da série da Liga da Justiça e restava apenas os Combatentes da Liberdade.

Esta linha de ação foi alterada a partir da publicação de All-Star Squadron.

Roy Thomas alterou a Terra 2 de modo a que os personagens adquiridos da Quality Comics sempre existissem na sua cronologia.

Somente a partir deste arco de história é que alguns heróis da Terra 2 iriam para a Terra X para combater os nazistas.

Posteriormente decidiu que todos os personagens da Quality deveriam ir para a Terra X, validando a possibilidade deles estarem mortos no futuro.

Após Crise nas Infinitas Terras com as Terras fundidas as idéias de migração e de morte foram abandonadas.


All-Star Squadron # 31 (março/1984) – Inédito no Brasil – A história se inicia no domingo, 22 de fevereiro de 1942, com Midnight fugindo de nazistas em Nova Iorque, enquanto praticamente todos os “mascarados” se reúnem na sede do All-Star Squadron.

Estão presentes: The Sandman, The Spectre, Sandy, Starman, Wildcat, Tarântula, Plastic Man, The Guardian, Air Wave, The Batman, The Jester, Robin, The Hawkgirl, Superman, The Hawkman, Robotman, Doctor Fate, Wonder Woman, Dr. Mid-Nite, Johnny Quick, The Green Lantern, The Atom, Phantom Lady, Johnny Thunder, The Human Bomb, The Red Bee, Manhunter (Quality Comics), The Black Condor, The Vigilante, TNT, Dan the dyna-mite, The Green Arrow, Speedy, The Whip, Mr. America, Wing, Sargon, the sorcerer, The Crimson Avenger, Mr. Terrific, The Star Spangled Kid, Stripesy, The Ray, Flamejante, The Flash, Zatara, Comander Steel, Manhunter (DC Comics) e Liberty Belle.

Eles se reúnem para ouvirem um pronunciamento de Roosevelt.

Condor Negro não concorda com a opinião do Presidente em manter os heróis na América e encontra vazão na chegada de Tio Sam, narrando aos heróis, após apresentar-se, como foi parar em uma outra Terra, onde os nazistas estão ganhando a guerra!

Sam reuniu um primeiro grupo composto de The Red Torpedo, Magno the magnetic man, Miss America, Neon the unknown, The Invisible Hood e Homem Hora, mas aparentemente eles estão mortos!

Surge uma confusão!

Espectro e Sargon não conhecem a existência de uma outra Terra!

Black Condor, Human Bomb e Phantom Lady parecem concordar que o melhor é um grupo de heróis ir auxiliar na defesa desta nova Terra!

Midnight irrompe desfalecendo e trazendo em uma caixa The Doll Man, semi-morto!


All-Star Squadron # 32 (abril/1984) – Inédito no Brasil – Num primeiro momento ninguém realmente acredita que Tio Sam seja quem ele diz ser, mas com o uso do laço mágico da Mulher-Maravilha ele narra como o grupo de heróis foi a outra Terra e conseguiu impedir o ataque em Pearl Habor, ao custo da vida dos heróis.

Sobrevivendo, Sam ficou preso, tido como louco, até retornar para nossa dimensão para recrutar heróis para fazerem frente a um gigantesco ataque naval japonês.

A mesma estratégia de narrar sua história com o laço da verdade é usada em Midnight, que também foi para a Terra X com Doll Man através dos portais de Tio Sam, chegando, porém em locais diferentes.

Na França ocupada, eles se encontram com o Barão Blitzkrieg, mas o confronto é breve deixando Doll Man ferido e ambos fugindo para a Terra sendo perseguidos pelos nazistas.

Os heróis ouvem no rádio que existem atos de sabotagem em diversas cidades defendidas por heróis. A ação se concentrará em um grupo de All-Stars formando por Flamejante, Starman, Johnny Quick e Liberty Belle e num segundo grupo que migra para a Terra X, formado por Red Bee, Phantom Lady, Human Bomb, Ray, Black Condor, Doll Man e Tio Sam.

O transporte foi fornecido pelo Espectro, que é impedido pelo “todo poderoso” de migrar de mundo, ficando preso entre as dimensões.

Chegando à Terra X, os Combatentes da Liberdade deparam-se com o ataque nipônico.

All-Star Squadron # 33 (maio/1984) – Inédito no Brasil – Na Terra X, os Combatentes da Liberdade enfrentam as tropas japoneses em Santa Bárbara, Califórnia.

Liberty Belle e Johnny Quick discutem e uma nova divisão que deixa Starman com Belle, e Quick com Flamejante, que demonstra um controle maior de seus poderes, permitindo-se o vôo. Indo para a costa, Quick e Flamejante encontram-se com Neptune Perkins, um escritor com deficiência de sais de sódio que se tornou uma versão do “Aquaman”.

Em Santa Barbara, Starman e Liberty Belle assistem a uma reunião de japoneses issei e nissei, dirigida por uma mulher que mantêm cativo Rick Cannon, primeiro amor de Belle.

A mulher se revela a jovem Tsumani, uma japonese que clama que seus compatriotas devem lutar contra os americanos. Diante da negativa, Tsumani prepara-se para atacar Cannon, mas a dupla de heróis invade o local afugentando-a.

Acidentalmente Tsumani, na verdade Miya Shimada, fere seu pai que é deixado morimbundo. Aparentemente a jovem não sabe que a relação que tem com o velho.

Ao tentar retornar para uma das Terras, o Espectro, preso entre elas acidentalmente inicia um processo que as aproxima de modo que em breve irão coexistir no mesmo espaço, destruindo uma à outra!

Na Terra X os Combatentes invadem um navio e encontram o Barão Blitzkrieg e o Homem Hora vivo e amarrado à um canhão.

All-Star Squadron # 34 (junho/1984) – Inédito no Brasil – Ao tentar invadir um submarino, Johnny Quick e Neptune Perkins são aprisionados, fazendo com que Flamejante retorne à cidade para convocar a dupla Starman e Liberty Belle.

Espectro agoniza para manter as Terras separadas e os Combatentes são derrotados por Blitzkrieg.

O ataque na Terra 2 começa, mas Starman cria um escudo energético, enquanto Flamejante destrói armas e Belle tenta entrar no submarino que submerge. Com o auxílio de Starman os heróis entram no submarino, enfrentam Tsumani e libertam Perkins e Quick, mas uma bala perdida causa uma explosão!

Momentos depois aparecem na superfície do mar Belle trazendo Quick até um sinaleiro e tornando-se alvo de um ataque de Tsunami.

All-Star Squadron # 35 (julho/1984) – Inédito no Brasil – Na Terra 2, Tsunami foge após a chegada de Starman e Flamejante, entrando no mar e enfrentando Neptune Perkins – aparentemente todos sobreviveram à explosão do navio com exceção dos soldados.

Ao reencontrar Cannon, Belle têm dúvidas sobre o seu antigo relacionamento.

Ondas no céu mostram que as Terras 2 e X estão próximas de fundir-se!

Na Terra X, Blitzkrieg mantém os heróis cativos e explica que o surto de energia do Tio Sam permitiu que ele deixasse seu corpo cego na Terra 2 e reaparecendo na Terra X. Através de comunicação mental o Barão ordenou ao seu assistente Zwerg que iniciasse os atos de sabotagem.
O nazista mantêm Homem Hora prisioneiro para que ele revele a sua fórmula Miraclo de modo a que ele use para os fins nazistas.

Red Bee, desaparecido em ação no número anterior, retorna e distraí Blitzkrieg o suficiente para que Homem Hora se liberte. Infelizmente o jovem herói morre na luta.

Tio Sam consegue se libertar, e energizado pelo espírito americano, derrota o Barão.

Espectro surge e explica que os heróis devem retornar para sua própria dimensão, restando apenas três: Tio Sam, Black Condor e Ray.

Os restantes Lady Phantom, Human Bomb, Doll Man e Homem Hora retornam para a Terra 2.

Blitzkrieg surge próximo dos heróis em Santa Barbara e novamente cego consegue fugir durante a confusão.

Belle, por fim, escolhe render seu coração à Johnny Quick.

Os heróis chegam da Terra X com Espectro que os põe à par dos fatos.

A ameaça das Terras se fundirem termina.

R – Roy Thomas D – Rick Hoberg F – Mike Machlan (# 31) e Bill Collins

Veja aqui uma listagem completa das Crises da DC Comics.