Fringe, 2ª temporada: A mitologia

As séries tornam-se importantes quando produzem sua própria mitologia.

Ao final da primeira temporada, um vilão da série, responsável por ataques da ZFT tenta acessar outra dimensão e falha.

No epílogo do episódio, depois de várias tentativas de encontrar William Bell, para que lhe explique por que foi drogado com uma droga experimental por ele e Walter Bishop – agora louco e impossibilitado de fornecer uma resposta lógica (talvez) – Olivia é transportada por uma dimensão alternativa onde o escritório da Massive Dynamic é no World Trade Center, que naquela dimensão não foi destruído.

Lá encontra com William Bell, interpretado pelo ator Leonard Nimoy, famoso por ter vivido o personagem Sr Spock nas séries de TV Star Trek e nos filmes para cinema.

Corte.

Pausa entre temporadas.

Retorno.

Com a missão de criar mais uma franquia JJ Abrams, que foi responsável por Alias e Lost e tinha acabado de reconstruir a história de Star Trek no filme de 2.009, agora tinha uma série que até o momento seria, no máximo, um triste arremedo de X-Files (veja aqui).

Então, além dos episódios de monstros da semana, ele cria uma trama que tenta crescer e é apresentada em especial em dois episódios (2x01 e 2x04).

Atualmente dimensões alternativas são corriqueiras. Star Trek tem o “Mirror Universe” e agora o universo “Star Trek, 2009” (por falta de um nome melhor como Star Trek Reboot Universe, que tal?).

Quadrinhos tem dimensões alternativas aos montes: E se...?, Exilados, Terra-1, Terra-2, Terra-3, Terra-X, Crises, selos...

Na TV tivemos Sliders, onde um grupo de viajantes navegava em um mesmo dia e lugar em Terras alternativas. Lost tem uma série de eventos na sexta temporada que está sendo descrita como dimensão alternativa.

Então lá vai a pedrada. Agentes de uma outra dimensão procuraram alguém que poderia abrir um portal para uma invasão em massa. Estes agentes são transmorfos e assumem memória e corpo físico das pessoas, mas não podem ficar presos muito tempo à mesma forma.

Bell, que não deixa claro os objetivos destes agentes, mas subentende-se que sejam nocivos, devidos aos atos praticados, teme que após a abertura deste portal haja um choque de dimensões.

Acreditando que estava preparando “guerreiros” para este tráfego entre universo, Bell & Bishop drogaram e testaram Olívia e outros coadjuvantes da série.

De volta à nossa dimensão um dos agentes mata o parceiro de Olívia, Charles Francis, e assume sua identidade até ser descoberto (episódio 4) e morto.

Os agentes tomam posse de uma cabeça em criogenia que retorna ao corpo que foi arrecada.

Este é o status do início da segunda temporada.

Além disso há uma esquisita trama que sugere que Peter Bishop já tenha morrido e que o personagem atual seja “algo” (um clone?). Mas até o quinto episódio são indícios apenas que a criatividade do roteirista pode levar para qualquer lugar. Por exemplo, na primeira temporada, havia uma trama que sugeria que Walter Bishop fosse o responsável pelo manifesto da ZFT, por causa de uma máquina de escrever com um tipo característico.

Os produtores preferiram introduzir o conceito que Bell e Bishop foram grandes colegas de laboratório e que a máquina era de Bell, ainda que estivesse na posse de Bishop. Ou seja, uma sutil mudança de planos.
Tecnologia do Blogger.