As batcavernas

Batman 70 anos 2 de 4 mostra histórias que estabelecem a origem e mitologias da batcaverna como o dinossauro mecânico, a moeda gigante ou a carta de Coringa.

Uma destas histórias como já comentei é “O homem que cai”, publicada originalmente em Secret Origins of the World’s Greatest Super-Heroes (1.989), uma coletânea de história da série “Secret Origins” que trazia apenas uma história inédita. Denny O’Neil, responsável por várias das primeiras histórias da série “Legends of the dark knight” criou em “O homem que cai” o prelúdio para vários dos eventos que iria abordar nos arcos “Shaman” e “Veneno”.

Um grande acerto da edição é mostra a evolução da caverna nos anos 1940, 50, 60, 70, 80, 90 e no presente. Curiosamente a batcaverna do presente foi extraída do livro “Batman: The Ultimate Guide to the Dark Knight” (2005), enquanto há uma bela arte de Jim Lee durante a série “Silêncio” sobre o local.

Com os sub-título “Os segredos da batcaverna”, este encadernado brilha facilmente em qualquer gibiteca, mas estranha-se que a opção para o terceiro encadernado tenha sido tão equivocada.

Numa série que resgata 70 anos de histórias de um personagem tão importante como Batman a editora que tinha opções como, por exemplo, o Batman de Steve Englehart, Marshall Rogers & Terry Austin, o tp "Strange Apparations", apenas para ficar em um único exemplo, prefere publicar um encadernado com duas histórias ElseWorld’s.

Apesar de ambas terem sua importância, seria mais interessante e de maior impacto se a Panini fizesse uma série fechada de especiais para editar/reeditar estas obras.

O quarto volume publicará o especial “As várias mortes de Batman”, sem relação direta com um arco escrito por John Byrne & Jim Aparo nos anos 1.990.
Tecnologia do Blogger.