Justice League: Crisis on Two Earths

Bruce Timm (produtor) e Dwayne McDuffie (diretor) são pessoas que já tiveram bastante envolvimento com os heróis DC.

Timm produziu Batman Adventures, Superman Adventures, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites. McDuffie, um dos criadores do selo/editora/universo Milestone (um universo essencialmente com heróis negros) esteve envolvido com Liga da Justiça Sem Limites e Static Shocker, uma série que adaptava seu herói para a TV, porém com um visual bem mais brando.

Eles se unem neste novo longo de animação que adapta como sempre muitas histórias dos personagens, mas essencialmente a Crise na Terra-3 e a graphic novel Terra-2.

Em Crise na Terra-3 descobrimos que no Multiverso existe uma dimensão reversa onde a Liga da Justiça tem equivalentes malignos, conhecidos como Sindicato do Crime da América. Derrotados, os vilões eles aparecem esporadicamente em outros encontros e algumas histórias da Sociedade Secreta dos Super-Vilões. O Sindicato original morreu durante os eventos de Crise nas Infinitas Terras. Com a reconstrução do Multiverso após a série 52, há uma nova Terra-3 e um grupo chamado Sociedade do Crime, equivalente aos vilões clássicos.

Em Terra-2 num Universo que é apenas uma dimensão, ou seja, não é Multiverso, descobrimos que no Universo de Anti-Matéria de Qward – bastante ligado à cronologia do Lanterna Verde já que nesta dimensão é que foi forjado o primeiro anel amarelo de Sinestro, um Lanterna Verde renegado – há uma versão da Terra (chamada de modo geral de Anti-Terra) onde há várias inversões como coração do lado direito, adoração a um demônio em vez de Deus, o mal sempre vence em contraponto ao bem sempre vencer e um Sindicato do Crime da América estabelecido que rege o mundo através dos políticos.

Criado por Grant Morrison e Frank Quitely este Sindicato do Crime está sendo utilizado nas histórias atuais da DC e já apareceram em arcos de The Adventures of Superman, Superman/Batman, LJA e recentemente na maxi-série Trindade.

A trama do longa é um misto de tudo isto. Durante a construção do satélite espacial da equipe Liga da Justiça, surge um Lex Luthor de outra dimensão – aqui no longa a dimensão não ganha um nome – que pede a ajuda da Liga para enfrentar seus contrapartes malignos, o Sindicato do Crime.

Conferido imediatamente pelo Superman o Luthor leva a equipe para o seu universo, inicialmente sem a colaboração de Batman, que acredita que a equipe não é capaz de resolver sequer os problemas deste universo ainda mais de outro. Lá uma série de confrontos mostra que é possível derrotar o Sindicato.

Há momentos estranhos como Slade Wilson (o Exterminador da cronologia dos Novos Titãs) como presidente e sua filha Rose Wilson (a Devastadora) se apaixonar por J’Onn J’Onzz, mas o aspecto positivo é uma versão rápida para a origem do marciano.

Já o Coruja (versão maligna de Batman) é niilista e deseja destruir toda a criação, destruindo a primeira de todas as Terras, chamada no filme de Terra Primordial (sem relação com a equivalente nos quadrinhos).

É um filme muito bom, com bastante ação e com cenas fortes o quê pode torná-lo inadequado para determinadas faixas etárias. Verifique a classificação.