Homens de negro

Fã de quadrinhos gosta de séries de TV.

As séries de TV tem toda uma extensão com sci-fi e mistérios. Nestas é comum haver conspirações, seja para assassinar alguém, seja para esconder uma informação.

Um dos maiores lugares comuns neste tipo de entretenimento e também nos relatos que os alimentam, é a presença de homens de negro que fazem perguntas e alteram dados ou mesmo invalidam algumas respostas.

A série de TV mais emblemática é com certeza “Arquivo X”, mas mesmo séries atuais como “Lost”, “Flash Forward” e “Fringe” enveredam pelo ramo da conspiração e da organização com fins misteriosos que está controlando os fatos.

Nos quadrinhos temos os Homens de Negro da série Martin Mysterè da Sergio Bonelli Editore. A organização, vez por outra, confronta com o “detetive do impossível” tencionando ocultar alguma informação da humanidade. A justificativa é que, de posse da informação, a sociedade poderia deixar de valorizar alguns aspectos de nossa cultura, entre eles o capitalismo e as relações religiosas.

No Brasil Martin foi publicado pela RGE/Globo, Editora Record e Mythos Editora, mas atualmente não comparece às bancas.

Temos também o famosíssimo filme “Homens de Preto (MiB, Men in Black)” com Will Smith que dispensa apresentações. Poucos sabem que o filme é baseado em uma série de quadrinhos da Malibu Comics. A Malibu foi adquirida pela Marvel na metade dos anos 1.990 e nunca convenceu ninguém. Apesar disso, os dois filmes são excelentes comédias de ação e há também uma série de animação com conceitos visuais de Michelanxo Prado (já publicado no Brasil no excelente álbum “Vida de Cão” da Editora Abril, procure nos sebos).

Na cine-série há uma organização chamada Homens de Preto que oculta os registros da presença extra-terrestre na Terra e eventualmente enfrenta ameaças decorrentes desta ocultação ou da presença deles por aqui. Apesar do enorme sucesso dos filmes a Marvel não deu continuidade ao projeto. No Brasil o material ainda é inédito.

Há uma versão da série “X-Factor” onde investigadores do FBI (a la Irmãos Cara-de-Pau, ou seja, terno, chapéu e óculos escuros) unem-se aos mutantes para investigar um mistério. Série limitada, não foi publicada por aqui, mas deixa bem claro a presença de uma organização utilizando homens vestindo preto.

Nas séries de TV atuais temos duas em especial.

“Fringe” tem uma organização de pesquisa que está envolvida em todos os crimes e histórias sujas da trama, eventualmente se estendendo a todos os personagens da história.

Em “Lost” há duas, no mínimo. A “Dharma” que fez pesquisas na ilha e tudo indica que está desativada e a organização denominada “Os outros” – que surgiu da expressão “o inferno são os outros”. Os Outros é uma população que habita a ilha desde o período grego. Alguns deles aparentam serem imortais. Um deles foi expulso da ilha mística da série, e tem criado complexos planos para manipular seu retorno. Talvez ele tenha ligações diretas com a Dharma – pois as indiretas já ficaram provadas.

Fringe está exibindo sua segunda temporada e Lost no intervalo entre a quinta e sexta, sendo esta a última que terá apenas 17 episódios, sendo 2 na abertura, 13 semanais e 2 na conclusão. Lost retorna no início de fevereiro.
Tecnologia do Blogger.