E já que falei do Simonson...

Falando em Walt Simonson...

Tem duas graphic novels dele que acho fenomenais. A primeira já foi publicada por aqui, é “A última deusa de Krypton”, publicada pela Mythos Editora em dezembro de 2003.

Simpática graphic novel onde uma deusa ártica do planeta Krypton é libertada de uma prisão milenar e percebe que há um kryptoniano ainda vivo. Ao chegar na Terra, Cythonna, a deusa, acredita que Kal-El é um deus e propõe criar uma nova raça de homens-deuses, sendo obviamente rejeitada pois a aventura considera o casamento de Lois & Clark.

Excelente chance para ver uma trama tipicamente “pré Crise” no conceito do Superman “pós Crise” com argumento de Walter Simonson e arte, dos então bem badalados, Greg & Tim Hilderbrandt.

A segunda é inédita no Brasil. “The Sand Man”, publicada em Superman Special # 01, de agosto de 1.992, meses antes da “Morte do Superman” e cronologicamente distante reconta uma história antiga.

Os leitores mais antigos, da época do início das aventuras do Superman na Editora Abril Jovem, ou os leitores do período da EBAL devem lembrar-se da “The Sandman Saga” onde o herói confronta-se com o ser de areia de uma outra dimensão, que lentamente vai sugando seus poderes.

Esta aventura foi publicada em Superman, 1º volume # 233-242, 1971, e traduzida pela Editora Abril Jovem em Super-Homem, 1ª série # 05-09 (novembro-1984/março-1985), e posteriormente reeditada em parte na década de 1990 pela Nova Sampa.

Este novo especial produzido por Walt Simonson tenta reintroduzir nos mitos do Superman a existência da criatura de areia, a destruição da kryptonita e as fraquezas do herói provocadas pela criatura, que desta vez não é um ser de outra dimensão, mas sim um ser que surge após algumas experiências dos laboratórios de Lex Luthor, que, ao perceber que a criatura causa fraquezas no Superman, tenha manipulá-la para matá-lo.

De maneira a homenagear o período em que foi originalmente concebido o conceito utilizado, Simonson usa a Legião Jovem e Jimmy Olsen como auxiliares do herói.

Curiosamente, a edição que foi publicada quando a DC Comics já utilizava o sistema de cronologia semanal para o Superman, não vem com indicativos de mês ou de semana, e deve ter ocorrido em algum momento entre o ataque do Erradicador (O dia do Kryptoniano) e a morte de Lex Luthor, e antes do noivado do Lois Lane, com argumento & arte de Simonson é uma boa chance de curtir uma história eficiente em uma única edição especial.
Tecnologia do Blogger.