DC Millennium, a revista

Série da Brainstore Editora iniciada em fevereiro de 2002 com oitenta páginas, em cores e mensal e finalizada em setembro de 2003, após 9 números publicados.

Para entender a escolha do material de DC Millennium temos que entender um pouco o momento da DC no Brasil. No biênio 2001-2002 os principais personagens da DC Comics continuavam sendo publicados pela Editora Abril (desde 1984) porém já sem o fôlego de outrora.

O formato premium adotado pela editora supostamente afastou os leitores de um formato mais acessível, ao mesmo tempo em que somente os personagens principais eram publicados nas duas séries mensais de 160 páginas, Superman Premium e Batman Premium.

Junto com a Abril várias editoras publicavam séries ligadas a material adulto ou reedições de clássicos, sendo alguns materiais inéditos no Brasil.

A Brainstore publicava Preacher e republicava Sandman, a quem viriam juntar-se em pouco tempo Transmetropolitan, Os Invisíveis, Lobo e Hitman, além de dezenas de minisséries.

A Opera Graphica publicou Novos Deuses de Jack Kirby, as minisséries Gerações e Gerações II de John Byrne, além de outras séries e edições especiais como Almanaque Classic Batman e Vertigo Inverno.

Mas diversos personagens da editora americana localizados no que chamamos de DCU (DC Universe, que exclui o selo Vertigo e a linha Animated) não foram publicados no Brasil devido à cronologia adotada pela Editora Abril.

Acreditando existir mercado para este material de “2ª linhaEloyr Pacheco inaugurou sua série mensal trazendo Impulso (o jovem Flash do futuro) e Novos Deuses de John Byrne como personagens fixos e uma série da DC para completar a edição – Batman - Filho afortunado e o ElseWorld’s Supergirl & Batgirl – As melhores do mundo foram os primeiros.

A editora chegou a prometer para o quarto trimestre as séries mensais The Power of Shazam! e Starman.

Mas a entrada da Panini Comics no mercado em outubro/novembro de 2002 alterou profundamente o mercado.

A Panini lançou de imediato três séries mensais em formato Panini (foram elas Superman, Batman e LJA) e uma revisão de contratos suspostamente obrigou a Brainstore a encerrar a publicação de DC Millenium, que a partir do momento que toma coinciência do fim da publicação deixa de publicar Impulso e concentra-se em terminar a saga dos Novos Deuses de John Byrne.

Ainda assim a editora conseguiria licença para publicar a série mensal (?) Dark Heroes que trouxe em suas páginas Starman, Desafiador, Espectro/Hal Jordan e Esquadrão Suicida e teve curta duração.