Encarcerados de John Scalzi (Aleph, 2018)

Simpática novela policial de John Scalzi, “Encarcerados” apresenta um cenário interessante. Há cerca de 25 anos uma variação da meningite infecta as pessoas e as prende (“encarcera”) em seu corpos. Após a infecção da esposa do presidente dos EEUU a doença recebe o nome de Síndrome de Haden.

Surge uma tecnologia que cria um ambiente virtual e corpo artificiais para que estas pessoas integrem a sociedade, ocupando um corpo robótico chamado “C3”. Há também pessoas que conseguem permitir que seus corpos sejam ocupados por haden e que vendem estes serviços.

No momento em que inicia o livro o governo está revendo sua política de financiamento aos encarcerados que possuem linhas de créditos e estão tentando se integrar à sociedade e existe um forte preconceito contra eles.

Há um assassinato que tem ligações com empresas que desenvolvem tecnologias para os C3 e os encarcerados e a trama é narrada por Chris Shane, um haden famoso cujo pai ex-jogador da NBA tem carreira política (*). Shane é agente do FBI e inicia uma parceria com a Agente Vann, que apesar de não ser uma haden tem um histórico de envolvimento com a síndrome.

“Encarcerados” é um basicamente uma novela de dupla policial que algumas vezes tira sarro com a imagem de policial bom e policial ruim e se torna mais rica quando mostra a sociedade, os avanços e a a crítica social (bem leve, diga-se de passagem) sobre o fato de que os avanços estão disponíveis para quem tem recursos para pagar. Assim como mostrar um perfil da indústria farmacêutica: talvez encontrar uma cura definitiva não seja tão interessante financeiramente.

Bons diálogos, excelente cenário, mas um mistério bem raso.


ISBN 978-85-76-57-320-3.

Editora Aleph, 2018. 330 páginas.

Tradução Pete Rissatti.


* Achei relevante ressaltar que o pai de Chris é atleta da NBA, pois vi poucos personagens ficcionais que se referissem à liga.