Doctor Who [Arco 039]: The Ice Warriors


O Doctor (Patrick Troughton) e os companheiros Jamie McCrimmon (Frazer Hines) e Victoria Waterfield (Deborah Watling) chegam à Brittanicus Base em um futuro distante em uma nova era glacial e enfrentam a ameaça de alienígenas, anteriormente congelados, e agora libertos e desejosos de destruir a base.

[Localização no Continuum]
The Ice Warriors é o 39º arco da série de TV britânica Doctor Who, exibida pela BBC. É o terceiro arco da quinta temporada da série. Tem seis episódios de 25 minutos em média e foi exibido entre 11/11 a 16/12/1967.

[Trama]
O Doctor e seus companheiros retornam a Terra em um futuro distante que o planeta passa por uma nova era glacial. Lá, são aceitos na Brittanicus Base que enfrenta um dilema, está sem cientistas qualificados após um conflito de interesses entre o Líder Clent (Pent Barkworth) e um arrojado cientista chamado Penley (Peter Sallis) – este último abandonou a base e vive isolado na tundra.

Arden (George Waring), outro cientista, encontra o Doutor e seus companheiros e também um alienígena congelado – o tal ice warrior do título. Daí para frente inicia o processo de descongelar alguns membros desta raça, eles capturarem ou ameaçarem Jamie e Victoria ou os cientistas da base, ao mesmo tempo que o líder da base tem dúvidas sobre o uso de um novo dispositivo. O líder não crê que o computador tenha cometidos erros e o cientista faz questão de deixar claro que eles existem.

Varga (Bernard Bresslaw) o Ice Warrior descongela os companheiros e após algumas ameaças faz uma trégua, tencionando encontrar combustível para sua nave. A nave explode graças ao ionizador que também funciona para reverter a era glacial.

[Opiniões]
Mais longo do que deveria e com tramas que se repetem The Ice Warriors é cansativo ainda que os atores Pent Barkworth e Peter Sallis sejam acima da média, algo que é desconcertantemente destruído pelo ridículo som de voz dos marcianos. A história é um desdobramento de uma trama muito comum na série: uma máquina que não se deve confiar, partes em conflito, alienígenas contra todos e um Doutor algo que deslocado na história. Se tivesse quatro partes seria suficiente. Vai assim para a lista dos arcos inchados.

[Curiosidades]
The Ice Warriors é o terceiro arco incompleto que foi restaurado com animações. Aqui foram os episódios dois e três.

Os guerreiros do gelo são marcianos e retornaram à série em The Seeds of Death (1969), The Curse of Peladon (1972), The Monster of Peladon (1974) e Cold War (2013). São mencionados no especial The Waters of Mars (2009).

O arco foi adaptado para o formato de novela em DOCTOR WHO and The Ice Warriors por Brian Hayles e lançado pela Target Books na edição 33 de sua série em 18 de março de 1976.

-1
(Arco 38)
0
(Arco 39)
+1
(Arco 40)
The Abominable Snowmen
The Ice Warriors
The Enemy of the World